"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marco Lima & Emanuel Santos (EBS VF Campo)
No início do ano letivo 2015/2016 fomos selecionados pelo Conselho Executivo da EBS de Vila Franca do Campo para integrar o Projeto Prof DA. Naquela altura as informações sobre o seu funcionamento ainda eram poucas. No entanto, como gostamos de novos desafios, aceitámos o convite que nos foi endereçado.
No decorrer do ano letivo verificámos que as... Ver mais.
Vídeo-tutoriais: conhecer a plataforma REDA     Nos dias 2 e 6 de setembro, elementos da equipa REDA concretizaram mais uma etapa para a conclusão da plataforma de Recursos Educativos Digitais Abertos: a gravação dos vídeos tutoriais, na ES Tomás de Borba, com a colaboração de Paulo Rodrigues.
Esta atividade contou com a colaboração da aluna Sara Cabral, da ES Vitorino Nemésio, que... Ver mais.
Formação em Educação Financeira nas ilhas S. Miguel e Terceira (julho 2016)
A ação de formação 'Referencial de Educação Financeira’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, à qual os Açores se associam desde 2011. O curso de formação com uma duração presencial de 15 horas, ocorreu primeiro em Ponta Delgada, de 4 a 6 de julho, e depois em... Ver mais.
“Concurso Uma Aventura… Literária 2016" - prémios atribuídos a alunos da EBI da Maia
No âmbito do Concurso Uma Aventura… Literária 2016, foram premiados 3 alunos da  EBI da Maia, de entre  14064 trabalhos recebidos pela Editorial Caminho. Foi atribuído às alunas da EB1/JI de Fenais d´Ajuda, Isabel Soares Furtado e Inês Melo Félix, o 1.º Prémio de trabalhos coletivos na modalidade Desenho.
Ao aluno Carlos Resendes... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA César Silva (EBS Madalena)                 Aquando da minha nomeação para integrar o projeto Prof DA, enfrentei este novo desafio com o espírito de abertura e de iniciativa que carateriza a minha postura profissional. 
Ao longo do ano letivo, no decorrer da implementação deste projeto, tornou-se evidente que o mesmo constituía uma... Ver mais.
A Biblioteca e os desafios da era digital na Biblioteca - ESJEA
No dia 29 de junho, decorreu na Biblioteca Escolar Almeida Garrett da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, o Encontro de Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares “A Biblioteca e os desafios da era digital” desenvolvido no âmbito do projeto “Aproveita a onda das TIC e vem surfar na biblioteca!”
Do programa do Encontro destaque... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lucília Feliciano (EBS Lajes do Pico)
No início do ano letivo 2015/2016 fui convidada pelo conselho executivo da EBS de Lajes do Pico para exercer a função de  Prof DA.
Considero que a ação do Prof DA foi  facilitadora do processo  de ensino/aprendizagem através  da promoção de atividades lúdicas e  dinâmicas  favorecedoras do processo de aquisição de... Ver mais.
Ação de formação sobre Avaliação Formativa na EBS Graciosa (abril 2016)
Nos dias 28 e 29 de abril de 2016, decorreu na Escola Básica e Secundária da Graciosa, a ação de formação intitulada “Avaliação Formativa como suporte das Aprendizagens”.
Dirigida aos docentes dos conselhos de turma do 5º ano do projeto Apoio mais - Retenção zero, foi formador o Professor Jorge Manuel Bento Pinto, do Instituto Politécnico de... Ver mais.
Alunos da EBS Graciosa Alunos do 1.º ano da EBS Graciosa (ano letivo 2015/2016) deram o seu testemunho sobre as aulas de Matemática, que tiveram o apoio dos Prof DA - Professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Sandra Gomes (EBI Água de Pau)
Este ano letivo, assumi funções de Prof DA. E, ser prof DA significou abraçar um projeto inovador que pretende implementar a metodologia de Singapura, um modelo de prática letiva reconhecido internacionalmente pela taxa de sucesso obtida na área de Matemática.
Foi, sem dúvida, um ano letivo marcado por uma prática pedagógica enriquecedora... Ver mais.