"O difícil é diferente do impossível. É preciso acreditar sempre." Márcio Pimentel
Sociólogo
24 Anos
Ler é saudável
A Direção Regional de Educação, através da Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores, em parceria com a Direção Regional da Cultura e a Direção Regional do Desporto, desenvolveu o projeto «Ler é Saudável», que tem como principal objetivo aliar o desporto à leitura, projeto, envolvendo não só os alunos do 1.º ciclo como também os seus professores... Ver mais.
Projeto de intervenção comunitária do concelho de Lagoa
Foi apresentado no dia 30 de setembro de 2016 o Projeto de Intervenção Comunitária do Concelho de Lagoa, "Sucesso Educativo - escola-comunidade-família", com vista ao sucesso educativo. O programa será implementado já neste ano letivo 2016/2017 e surge em parceria com as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, a Câmara Municipal de... Ver mais.
Projeto Animação 3D nas escolas da ilha Terceira - sessões de apresentação
O Projeto de Animação 3D (designado Projeto Anima 3D), tem como objetivo levar às escolas a animação 3D, na forma de um curso que ensinará a alunos e professores como fazer animação usando um software 3D. Para tal, as escolas terão de criar grupos de trabalho (no formato de clube ou outro) que permita uma ou mais reuniões semanais (idealmente com pelo menos 50... Ver mais.
Lançamento da plataforma REDA
No âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, considera-se prioritário o desenvolvimento profissional dos docentes, o qual constitui o Eixo II do Plano e neste, a disponibilização de recursos educativos de qualidade pode promover a diversificação de estratégias na sala de aula, de modo a atender ao perfil de... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Adriana Andrade (EBI Ponta Garça)
Em julho de 2015, fui informada que iria fazer parte do projeto ProSucesso como Prof DA. Ouvi, pensando que seria mais uma invenção para não dar em nada.
No início do ano letivo fui à formação no âmbito do projeto ProfDA, continuando sem grandes expetativas. Ao ouvir o formador, o professor Ricardo Teixeira, comecei a pensar que realmente as crianças... Ver mais.
Oficina "Matemática passo a passo" na EBS de Velas
De 12 a 14 setembro de 2016 decorreu, na EBS de Velas, a primeira parte da Oficina “Matemática Passo a Passo: (Re) Definir estratégias de promoção do sucesso escolar”, inserida no Projeto Prof DA, e que foi ministrada pela Prof DA desta escola, Lurdes Bettencourt.
A Oficina, com uma duração total de 50 horas (30 horas presenciais + 20 horas trabalho... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marta Carvalho (EBS S. Roque Pico)
Ser Prof DA é participar num projeto que ao longo deste ano letivo transformou a Matemática numa disciplina divertida. Um projeto que desenvolveu nos professores o gosto de ensinar Matemática e nos alunos o gosto de a compreender e aprender.
Ao longo deste primeiro ano de implementação, e depois de muitas dúvidas e receios, chego ao fim com um sentimento de... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marco Lima & Emanuel Santos (EBS VF Campo)
No início do ano letivo 2015/2016 fomos selecionados pelo Conselho Executivo da EBS de Vila Franca do Campo para integrar o Projeto Prof DA. Naquela altura as informações sobre o seu funcionamento ainda eram poucas. No entanto, como gostamos de novos desafios, aceitámos o convite que nos foi endereçado.
No decorrer do ano letivo verificámos que as... Ver mais.
Vídeo-tutoriais: conhecer a plataforma REDA     Nos dias 2 e 6 de setembro, elementos da equipa REDA concretizaram mais uma etapa para a conclusão da plataforma de Recursos Educativos Digitais Abertos: a gravação dos vídeos tutoriais, na ES Tomás de Borba, com a colaboração de Paulo Rodrigues.
Esta atividade contou com a colaboração da aluna Sara Cabral, da ES Vitorino Nemésio, que... Ver mais.
Formação em Educação Financeira nas ilhas S. Miguel e Terceira (julho 2016)
A ação de formação 'Referencial de Educação Financeira’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, à qual os Açores se associam desde 2011. O curso de formação com uma duração presencial de 15 horas, ocorreu primeiro em Ponta Delgada, de 4 a 6 de julho, e depois em... Ver mais.