"Um bom professor é também um bom amigo." André Neto
Estudante
13 Anos

Fénix Açores


O Programa Fénix é uma iniciativa nacional, integrada no programa Mais Sucesso Escolar, que visa combater o insucesso escolar no ensino básico. Assenta num modelo em que os alunos com dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática são integrados temporariamente em “ninhos”, onde é ministrado um ensino mais personalizado, com respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem. Funcionando no mesmo tempo letivo do que a turma de origem, o que permite não sobrecarregar os alunos com tempos extra de apoio educativo, os alunos do ninho regressam à sua turma de origem assim que o nível de desempenho esperado é atingido.


A publicação do Despacho Normativo n.º 31/2015, de 26 de agosto, passa a regulamentar a implementação do programa Fénix na Região Autónoma dos Açores. 

Despacho Normativo n.º 31/2015

Para além da modalidade Ninho, prevista para os três ciclos do ensino básico, o Despacho Normativo passa a prever, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, duas modalidades alternativas de organização dos grupos de alunos: a modalidade de apoio Fénix A-B-C e a modalidade de apoio Fénix-turnos.


O programa Fénix é implementado, na Região Autónoma dos Açores, desde o ano letivo de 2012/13.


Em 2020/21, o programa abrange unicamente o 9.º ano de escolaridade, mediante demonstração de interesse das unidades orgânicas junto da Direção Regional da Educação.