"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos
15 docentes da ES J. E. de Andrade vão participar em ações de formação, no âmbito do Erasmus+
O projeto da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ESJEA), em Angra do Heroísmo, visa a participação de quinze docentes em três cursos estruturados em Split, na Croácia, e em Soverato e Florença, na Itália, que oferecerão oportunidades de desenvolver e melhorar as suas competências, diálogo intercultural e tomada de consciência dos valores da União... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Filomena Brasil, Maria João Sousa & Ricardo Oliveira (EBSTB)
No início do ano letivo fomos convidados, pela EBS Tomás de Borba, para incorporar a equipa do projeto Prof DA, integrado no ProSucesso. Consideramos que percorremos a primeira etapa de muitas, deste longo trajeto, seguindo novas metodologias no ensino da Matemática. Para o sucesso, muito está a contribuir o trabalho em equipa na nossa unidade orgânica e em rede... Ver mais.
Concurso “II Concurso regional Palavras com História” - resultados
A Rede Regional de Bibliotecas Escolares promoveu pelo segundo ano consecutivo o concurso «Palavras com História» destinado aos alunos do ensino básico das escolas da Região. 
O júri, constituído por docentes da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores e pela diretora da... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Ana Alves & Carla Carreiro (EBI Capelas)
O ano letivo de 2015/2016 começou para nós de maneira diferente. Em primeiro lugar, o vazio de não acompanhar a titularidade de uma turma e, em segundo, o desafio de assumir uma função que até então nunca tinha sido assumida por ninguém: Professoras DA.
Sem dúvida que tem sido um grande desafio, mas tal como todos os desafios em Educação, tem sido uma... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Ana Almada (EBS Calheta)
No mês de julho de 2015 o conselho executivo da minha escola enviou-me um e-mail a comunicar que deveria frequentar uma formação no início de setembro, na ilha Terceira. Lá fui eu, na altura devida, uma micaelense-jorgense apresentar-me perante um desafio que não fazia ideia do que viria a ser. O facto de estar relacionado com a matemática despertou-me... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Graça Sousa (EBS Flores)
Fui nomeada no início do ano letivo para integrar este projeto e aplicá-lo na EBS das Flores. Devo confessar que me encontrava bastante apreensiva. Quer se queira quer não, existe sempre algum “receio do desconhecido”. Quero com isto dizer que as alterações metodológicas, em anos recentes, são tantas que, ao surgir outra, se comece a encará-las com alguma... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lurdes Bettencourt (EBS Velas)
Quando me foi proposto, pelo Conselho Executivo da EBS de Velas, integrar o projeto Professor DA, no âmbito do ProSucesso, apesar de não ter conhecimento do tipo de trabalho a desenvolver, aceitei de imediato. Desafios não se recusam!
Em setembro a apreensão era muita! Decorrido o ano letivo e sabendo que o caminho ainda é longo, estou ciente que este é... Ver mais.
Árbitro João Capela visita escolas em São Miguel
Por ocasião da sua viagem a São Miguel para colaborar em ações técnicas para árbitros, o árbitro internacional de futebol João Capela promoveu, nos dias 21 e 22 de abril, sessões de sensibilização para alunos sob o tema «O Contributo do Desporto para o desenvolvimento da Sociedade – Espírito Desportivo, Fair-Play, Tolerância, Solidariedade, Regras e... Ver mais.
Clube Europeu da EBI Água de Pau visita Londres
No âmbito da 3.ª edição do projeto «Os Açores e a Europa», o Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau realizou uma visita de estudo à cidade de Londres, de 26 de abril a 1 de maio de 2016.
Sob o tema «Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu», a visita teve como objetivos:conhecer a União Europeia enquanto espaço de... Ver mais.
Parlamento dos Jovens/Básico Sessão Nacional 2016 - 2 e 3 de maio
Nos dias 2 e 3 de maio, realizou-se na Assembleia da República a sessão nacional do Parlamento dos Jovens/Básico, este ano dedicado a Racismo, preconceito e discriminação. Na sequência da Sessão Regional, realizada no passado dia 22 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, onde participaram 63 jovens deputados de... Ver mais.