"Um bom professor é também um bom amigo." André Neto
Estudante
13 Anos
Projeto de promoção da leitura na EB1/JI da Urzelina (Velas)
No dia 17 de março, e no âmbito do projeto “Promoção da Leitura” do 1º ciclo do ensino básico da EB1/JI da Urzelina, o encarregado de educação Sr. Guilherme Melo foi convidado pela  escola para contar uma história à turma do 1º e 2º anos.
A história contada, “A Lenda do Saci”, continha uma mensagem de respeito por diferentes raças e... Ver mais.
Nosso Recreio – um projeto da EBI Ribeira Grande
Tendo como principais objetivos melhorar as relações interpessoais e de convivência dos alunos e prevenir as práticas agressivas e indisciplinares no recreio escolar, o projeto “Nosso Recreio” foi elaborado pela assistente social da escola e é desenvolvido em conjunto com a psicóloga e as animadoras socioculturais. Teve início no passado mês de fevereiro... Ver mais.
Escolas da Graciosa e Ponta Garça no Programa “Apoio mais – Retenção zero”
O programa ”apoio mais - retenção zero constitui um dos grandes desafios do Programa ProSucesso.
Dirigido a todas as escolas e equipas responsáveis que pretendam orientar o currículo para uma lógica de ciclo, onde a retenção só ocorra no final do mesmo, este programa inovador está a ser implementado, no corrente ano letivo, em duas escolas da Região... Ver mais.
Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática, Universidade dos Açores, Ponta Delgada
De 23 a 26 de fevereiro de 2016 decorreu, no Anfiteatro da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, o evento formativo "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática" inserido no âmbito das atividades do American Corner da Universidade dos Açores e das oficinas de formação promovidas, no âmbito do ProSucesso, pela Direção Regional da Educação,... Ver mais.
Escola Secundária da Ribeira Grande ganhou a 4.ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”
A Escola Secundária da Ribeira Grande (ESRG) obteve o Prémio de melhor projeto de formação financeira do ensino secundário, na 4.ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”, dirigida a projetos a serem implementados no ano letivo 2015/2016. A ESRG, única escola da Região a concorrer, acabou por ser a grande vencedora do concurso na categoria do... Ver mais.
Oferta de livros e material multibásico para todas as escolas do 1.º ciclo
O Governo Regional, através do ProSucesso – Açores pela Educação, e mais concretamente do Plano Regional de Leitura, está empenhado na melhoria das competências de literacia das crianças e jovens da Região, pois sem estas não poderão tornar-se cidadãos críticos, interventivos e autónomos nas vertentes profissional, mas também social e pessoal.
No... Ver mais.
Plano Regional de Leitura - novos elementos nas comissões coordenadora e científica
Foram apresentadas, no passado dia 25 de fevereiro, as novas comissões Coordenadora e Científica do Plano Regional de Leitura (PRL), que, pela primeira vez, vê a Comissão Coordenadora alargada com a inclusão de representantes da Direção Regional da Cultura, justificado pelo trabalho deste departamento na criação de públicos leitores, e de docentes do 1.º Ciclo,... Ver mais.
Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática
Decorrem desde o início do presente ano letivo, duas oficinas de formação, “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, numa parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação... Ver mais.
Líderes inovadores
A Direção Regional da Educação estabeleceu um protocolo com a Microsoft Portugal para a realização do Programa de Formação de Líderes Inovadores, composto por três fases (Fase I – Workshops e conferências, Fase II – Plano de mudança e melhoria de performance, Fase III – Intercâmbio entre as escolas e as empresas), o qual tem como finalidade:
Preparar... Ver mais.
Roteiro das Turmas - Escola Básica e Secundária de Velas Em outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) cujo tema, definido para este ano pela International Association of School Librarianship (IASL) foi, “A biblioteca escolar é super!” (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares). 
Assim, durante este mês a coordenação da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de... Ver mais.