"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Projeto de intervenção comunitária do concelho de Lagoa


Foi apresentado no dia 30 de setembro de 2016 o Projeto de Intervenção Comunitária do Concelho de Lagoa, "Sucesso Educativo - escola-comunidade-família", com vista ao sucesso educativo. O programa será implementado já neste ano letivo 2016/2017 e surge em parceria com as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, a Câmara Municipal de Lagoa e o ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

 

Uma parceria integrada no terceiro eixo do Prossucesso, programa levado a cabo pelo Governo Regional que visa à mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

 

A Lagoa foi, assim, o concelho escolhido devido à boa qualidade do parque escolar e respetivos equipamentos e por possuir um quadro docente relativamente estável e que estão empenhadas em melhorar os desempenhos dos alunos. Por outro lado, é um concelho com muitas valências que tem dado respostas sociais, culturais e desportivas, e com uma autarquia presente e disponível.


Os objetivos deste projeto passam por promover o sucesso escolar, aumentar as expetativas dos vários intervenientes, desde alunos, docentes, famílias, não-docentes, acerca das capacidades e competências de aprendizagem dos alunos em alcançar metas de aprendizagem, melhorar a sua performance social e empregabilidades futuras.

 

Nos alunos o objetivo é claro, passa por baixar as taxas de absentismo escolar, e melhorar o rendimento escolar, através de resultados de avaliação sumativa, indicadores de avaliação formativa e participação nas atividades da escola.

 

Este projeto, coordenado por José Henrique Ornelas, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, compreende uma intervenção junto dos docentes das três escolas do concelho, capacitando-os para um trabalho mais eficaz perante as dificuldades e a desmotivação dos alunos, e uma intervenção junto das famílias, promovendo, através dos técnicos da ação social, um melhor acompanhamento dos filhos e uma maior aproximação da escola.