"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Projeto de intervenção comunitária do concelho de Lagoa


Foi apresentado no dia 30 de setembro de 2016 o Projeto de Intervenção Comunitária do Concelho de Lagoa, "Sucesso Educativo - escola-comunidade-família", com vista ao sucesso educativo. O programa será implementado já neste ano letivo 2016/2017 e surge em parceria com as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, a Câmara Municipal de Lagoa e o ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

 

Uma parceria integrada no terceiro eixo do Prossucesso, programa levado a cabo pelo Governo Regional que visa à mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

 

A Lagoa foi, assim, o concelho escolhido devido à boa qualidade do parque escolar e respetivos equipamentos e por possuir um quadro docente relativamente estável e que estão empenhadas em melhorar os desempenhos dos alunos. Por outro lado, é um concelho com muitas valências que tem dado respostas sociais, culturais e desportivas, e com uma autarquia presente e disponível.


Os objetivos deste projeto passam por promover o sucesso escolar, aumentar as expetativas dos vários intervenientes, desde alunos, docentes, famílias, não-docentes, acerca das capacidades e competências de aprendizagem dos alunos em alcançar metas de aprendizagem, melhorar a sua performance social e empregabilidades futuras.

 

Nos alunos o objetivo é claro, passa por baixar as taxas de absentismo escolar, e melhorar o rendimento escolar, através de resultados de avaliação sumativa, indicadores de avaliação formativa e participação nas atividades da escola.

 

Este projeto, coordenado por José Henrique Ornelas, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, compreende uma intervenção junto dos docentes das três escolas do concelho, capacitando-os para um trabalho mais eficaz perante as dificuldades e a desmotivação dos alunos, e uma intervenção junto das famílias, promovendo, através dos técnicos da ação social, um melhor acompanhamento dos filhos e uma maior aproximação da escola.