"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Formação contínua / Acompanhamento


FORMAÇÃO PRÉ-ESCOLAR


É consensual que a educação de elevada qualidade na primeira infância tem efeitos positivos e duradouros nas crianças e na sociedade. É também consensual que as competências dos educadores são um dos indicadores mais importantes da qualidade da educação na primeira infância. Nesta perspetiva, a Direção Regional da Educação promove formação dirigida a educadores de infância e psicólogos, centrada na promoção da literacia e de competências sociais. Os educadores envolvidos implementam, ao longo do ano letivo de 2015/16, um projeto de sala, para o qual beneficiam do acompanhamento dos formadores.


FORMAÇÃO 1.º e 2.º CICLOS


I. Programa de formação e acompanhamento pedagógico de docentes da educação básica

O programa destina-se aos docentes do 1.º e 2.º ciclos e tem como objetivo promover, mediante a reflexão e a partilha de estratégias de ensino, a diversificação das metodologias a aplicar na sala de aula em função das necessidades dos alunos, bem como a construção, aplicação e avaliação de recursos pedagógicos.

Implementado desde o ano de 2013/14, este programa tem promovido, junto dos docentes de 1.º ciclo de todas as unidades orgânicas do sistema educativo regional, através da formação interpares, acompanhamento pedagógico, incluindo em contexto de sala de aula.

É alargado, de modo faseado, a partir do ano letivo de 2015/16, ao 2.º ciclo.  


II. Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de dificuldades para o 1.º CEB

Este projeto formativo coordenado pelo Professor Doutor Ricardo Teixeira, da Universidade dos Açores, desenvolve-se em regime de oficina, ao longo da qual os docentes Prof DA desenvolvem estratégias e recursos pedagógicos de acordo com os princípios da Abordagem CPA - Concreto, Abstrato, Pictórico, das Múltiplas Perspetivas e das Conexões Matemáticas, que, depois, implementam, no presente ano letivo, nos 1.º e 2.º anos de escolaridade, em articulação com os docentes da turma. Pretende-se melhorar a intervenção neste nível basilar da aprendizagem da Matemática, proporcionar aos docentes o conhecimento de estratégias específicas que se revelam particularmente eficazes na promoção mais efetiva e atempada do diagnóstico e da superação das dificuldades dos alunos.


III. Formação do 2.º ciclo

Um dos eixos de ação prioritária do ProSucesso é a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes, sendo a formação centrada na sala de aula e no contexto da escola fundamental, para uma ação docente mais colaborativa e partilhada, para a melhoria da qualidade não só do ato de ensinar, mas fundamentalmente, do processo de aprendizagem. Neste sentido, a DRE promove ações dirigidas a docentes de Português e Matemática do 2.º ciclo, sendo estas distribuídas por módulos presenciais e à distância, para permitir o acompanhamento por parte dos formadores durante o ano letivo.


FORMAÇÃO 3.º CICLO e ENSINO SECUNDÁRIO

I. Formação Metas Curriculares de Português e Matemática 

A Direção Regional da Educação, em articulação com o Ministério da Educação e Ciência promove ações de formação no âmbito das metas curriculares de Matemática e de Português.

As ações de formação, na modalidade de curso (com a duração de 25 horas), são dirigidas a professores de Matemática e de Português do ensino secundário, possibilitando esclarecer questões de índole científica e didática que fundamentam os conteúdos lecionados neste ciclo de ensino.