"O difícil é diferente do impossível. É preciso acreditar sempre." Márcio Pimentel
Sociólogo
24 Anos

IV Encontro ProSucesso 2020/2021


SESSÃO DE ABERTURA


Sofia Ribeiro | Secretária Regional da Educação


CONFERÊNCIA


Estilo de liderança e sucesso educativo | Francisco Soares | Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro


PAINEL │ Currículo e avaliação: práticas que desafiam a escola

− Avaliação criterial │ ES Domingos Rebelo


− Avaliar com rubricas │ ES Vitorino Nemésio


− Novas Rotas: o que caracteriza este projeto │ EBI de Capelas


BALANÇO DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO EM 2020/2021Comissão Coordenadora do ProSucesso


ENCERRAMENTO


Nídia Inácio | Diretora Regional da Educação





Ateliês Temáticos



Ateliê 01 - Educação Pré-Escolar


Brinco e aprendo com as histórias


Ateliê 02 Referencial de Avaliação da disciplina de Educação Tecnológica como oferta formativa da ESJEA

 



Ateliê 03Resolução de Problemas, Raciocínio Matemático e Comunicação Matemática

 

A3 - MATEMÁTICA - Prof DA 1C e 2C

Encontro ProSucesso 2021 Mat. 3 Ciclo


Ateliê 04“Como ponho os alunos a falar Inglês?”

Envolvimento para a aprendizagem da oralidade ESDR

Envolvimento para a aprendizagem da oralidade Projeto EBIRP

Envolvimento para a aprendizagem da oralidade


Ateliê 05Práticas do E@D no Ensino Presencial

 



Ateliê 06 - Projeto «Orienta-te» - EBS Nordeste

 


Projeto de Orientação Vocacional - Orienta-te

Síntese e notas biográficas


Ateliê 07 - Metodologias ativas no ensino da Física e da Química

Metodologias ativas no ensino da Física e da Química


Ateliê 08Articulação interna na EBI dos Biscoitos: da Educação Pré-Escolar ao 3.º ciclo do Ensino Básico

Articulação Interciclos

Balanços PEAS - Áreas Comp.

Caracterização da Turma 2021-2022

Dificuldades e estratégias

Dificuldades transversais


Ateliê 09O eTwinning ao serviço da diversificação de estratégias

 


ProSucesso


Ateliê 10 Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) - Projetar para incluir

 


Encontro ProSucesso

Endereço de vídeo apresentado

Síntese e notas biográficas


Ateliê 11Reclamar o mundo: da fluência leitora ao pensamento crítico

 



1º CEB

Português - 1.º CEB

3.º - 4.º - Ano(s)- (1.ª) - 2.ª - Fase(s) - SD - O mar de Clara

M1 - Previsão do assunto do texto e aspetos gramaticais

M2 - Modelo do texto - Grau - Dif. - 1 - O mar de Clara

M2 - Texto - Dif. - 2 - O mar de Clara e seleção de informação essencial

M3 - Lista Palavras Mono, Di, Tri e Polissilábicas - Rima - AR

M4 - Exemplo Grelha Registo Fluência Leitora de Palavras

M5 - Trabalho Diferenciado 1 - 3.º Ano

M5 - Trabalho Diferenciado 2 - 3.º Ano

M5 - Trabalho Diferenciado 3 - 4.º Ano

M6 - Exemplo Grelha Registo Fluência Leitora - Texto

M7 - Sistematização - Assunto - Texto


2º CEB

Reclamar o mundo - PT - 2º Ciclo

Sequência didática - texto de opinião


Ateliê 12Ensinar e avaliar - um olhar comum nas disciplinas de Português e Matemática

Ensinar e avaliar - um olhar comum nas disciplinas de Português e Matemática