"O difícil é diferente do impossível. É preciso acreditar sempre." Márcio Pimentel
Sociólogo
24 Anos
1.º Workshop Açores - Laboratórios de Aprendizagem
No passado dia 6 de março, as embaixadoras da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, nos Açores, Fátima Ormonde e Sandra Pacheco, realizaram o 1.º Workshop da referida iniciativa na região.
Foi na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade para um pequeno grupo de professores.
Apresentou-se a iniciativa e a sua contextualização,... Ver mais.
Participação dos Açores no VIVA A MATEMÁTICA
Decorreu, a 11 de março, na Universidade Lusíada, a 4.ª edição do “Viva a Matemática”, uma organização do Colégio de São Tomás, que contou com uma sessão de divulgação do Projeto Prof DA, que tem sido desenvolvido em articulação com a oficina de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo... Ver mais.
Prémio Escolar Montepio 2016 premeia duas escolas açorianas
Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Montepio pretende distinguir o mérito, a inovação e a excelência dos estabelecimentos de ensino público.
Na 8.ª edição do referido Prémio, a Fundação Montepio atribuiu cinco prémios a cinco estabelecimentos de ensino selecionados, no valor de 6000 € (seis mil euros). Das cinco galardoadas, duas são da... Ver mais.
À conversa com alunos do projeto Nós propomos! - ES da Ribeira Grande
Vencedor do Prémio Ousar, Intervir, Melhorar em 2017, o projeto envolveu 34 alunos de 3 turmas do 12.º ano e  teve o intuito de sensibilizar os alunos para problemas territoriais locais, motivando-os para a elaboração de propostas de intervenção local. 
O projeto que já vai na V edição, foi desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento... Ver mais.
Encontros REDA #1 - Afonso Cruz
Oficina para montar o esqueleto de um romance, saber enchê-lo com músculos, veias, órgãos, vesti-lo e fazê-lo sair à rua, eventualmente a uma livraria."
Programa: Análise e comparação de algumas histórias e enredos. 
Os três atos clássicos. 
Motivações e obstáculos das personagens (e dos autores). 
Teoria do caos para a... Ver mais.
Plano do ProSucesso E+ da EBI Ginetes
A EBI de Ginetes, no âmbito do seu Plano do ProSucesso E+, desenvolveu diversas atividades nas escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo com o intuito dos nossos alunos refletirem sobre a definição e importância do ProSucesso. Estas atividades revelaram-se extremamente importantes para a clarificação deste Plano perante os alunos e restante comunidade... Ver mais.
V Feira da Segurança Infantil na Escola Gaspar Frutuoso, Ribeira Grande
A Polícia de Segurança Pública, esquadra da Ribeira Grande, no âmbito do Programa Especial Escola Segura e a Escola Básica Integrada de Ribeira Grande organizaram conjuntamente a V Feira da Segurança Infantil, que decorreu no ginásio da Escola Gaspar Frutuoso entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2017.
Esta já é a V edição do evento, que se vem realizando... Ver mais.
Vencedores do Concurso de Vídeo ProSucesso - o que é para ti a escola?
A Direção Regional da Educação (DRE) promoveu, no início do presente ano letivo, o concurso de vídeo “O que é para ti a escola?”, tendo como principal objetivo, e em linha com o Eixo III do ProSucesso (Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais), despertar os alunos para a importância da escola e motivá-los para a criação artística... Ver mais.
Concurso de construção de recursos didáticos na EBS das Flores
No âmbito da abordagem aos números dentro da primeira dezena, no 1º ano de escolaridade, a Prof DA da EBS das Flores, Graça Sousa, solicitou a colaboração dos pais para que, em conjunto com os seus educandos, construíssem em casa um "Number Bond". Este esquema todo-partes além de facilitar a capacidade de decompor quantidades, contribui para o desenvolvimento... Ver mais.
FAQ ProSucesso
1. O que é o ProSucesso?
Significa Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação.O ProSucesso constitui-se como um instrumento de planeamento e de suporte às medidas e projetos a desenvolver pela Direção Regional da Educação e pelas escolas. 2. Para que serve o ProSucesso?
Para melhorar significativamente a... Ver mais.