"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos
Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas
No âmbito do desempenho dos alunos na competência leitora, foram exploradas atividades específicas de iniciação à educação literária. Na turma do primeiro e segundo anos, procedeu-se à leitura, reconto e dramatização das histórias: “O Coelhinho Branco”, de António Torrado, “Aquela nuvem e outras” de Eugénio de Andrade (primeiro ano) e “Uma Flor... Ver mais.
Projeto Ler Mais na EB1/JI de Urzelina - EBS de Velas
Tendo como objetivo fulcral, o desenvolvimento do gosto pela leitura, o Projeto Ler Mais, foi implementado com muito sucesso, na turma do segundo ano de escolaridade, da EB1/JI de Urzelina, pela professora titular de turma.
Os alunos, desde o início revelaram-se muito recetivos ao projeto, tendo havido também o cuidado de explicitar o mesmo aos encarregados de... Ver mais.
Balanço da apresentação do plano ProSucesso aos alunos da EBS de Velas
A equipa do ProSucesso da EBS de Velas procedeu, durante o mês de janeiro, à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso aos alunos daquela unidade orgânica. O objetivo desta ação foi dar a conhecer o que é o ProSucesso, qual o seu objetivo e como está a ser implementado.
 Os elementos da equipa elaboraram... Ver mais.
Promoção da leitura no 1.º ciclo - EBS de Velas
A EB1/JI de Santo Amaro realizou, no dia vinte de fevereiro, a atividade de leitura compartilhada, integrada no projeto de promoção da leitura, no âmbito do plano do ProSucesso da EBS de Velas. A leitura compartilhada tem como objetivo o envolvimento, quer dos pais e encarregados de educação, quer de outros elementos da comunidade educativa, tentando assim dinamizar... Ver mais.
(H)À Conversa Sobre... aprendizagens significativas
O Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores, organizou no dia 20 de março uma Mesa Redonda inserida no ciclo de encontros “(H)À Conversa Sobre...”    
A sessão, moderada pela Doutora Raquel Dinis, decorreu no Auditório do Colégio do Castanheiro.
Este evento, aberto ao público em geral, ... Ver mais.
Palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções? na EBI Praia da Vitória
No passado dia 22 de fevereiro, teve lugar, no auditório da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, a palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções?” dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos a frequentar o 3º ciclo de ensino.
Esta palestra surgiu no âmbito do Plano ProSucesso em colaboração com o... Ver mais.
1.º Workshop Açores - Laboratórios de Aprendizagem
No passado dia 6 de março, as embaixadoras da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, nos Açores, Fátima Ormonde e Sandra Pacheco, realizaram o 1.º Workshop da referida iniciativa na região.
Foi na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade para um pequeno grupo de professores.
Apresentou-se a iniciativa e a sua contextualização,... Ver mais.
Participação dos Açores no VIVA A MATEMÁTICA
Decorreu, a 11 de março, na Universidade Lusíada, a 4.ª edição do “Viva a Matemática”, uma organização do Colégio de São Tomás, que contou com uma sessão de divulgação do Projeto Prof DA, que tem sido desenvolvido em articulação com a oficina de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo... Ver mais.
Prémio Escolar Montepio 2016 premeia duas escolas açorianas
Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Montepio pretende distinguir o mérito, a inovação e a excelência dos estabelecimentos de ensino público.
Na 8.ª edição do referido Prémio, a Fundação Montepio atribuiu cinco prémios a cinco estabelecimentos de ensino selecionados, no valor de 6000 € (seis mil euros). Das cinco galardoadas, duas são da... Ver mais.
À conversa com alunos do projeto Nós propomos! - ES da Ribeira Grande
Vencedor do Prémio Ousar, Intervir, Melhorar em 2017, o projeto envolveu 34 alunos de 3 turmas do 12.º ano e  teve o intuito de sensibilizar os alunos para problemas territoriais locais, motivando-os para a elaboração de propostas de intervenção local. 
O projeto que já vai na V edição, foi desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento... Ver mais.