"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos
Encontros REDA # 2 - Professor Alexandre Quintanilha
Alexandre Quintanilha fala em Angra do Heroísmo sobre os "Desafios Emergentes ao Conhecimento"

No próximo dia 3 de maio, estará na ilha Terceira, a convite da Direção Regional da Educação, o Professor Doutor Alexandre Quintanilha, reconhecido professor e investigador, promove uma palestra dedicada aos “Desafios emergentes ao Conhecimento", em duas... Ver mais.
Encontros ProSucesso: Escolas da Região reuniram nas ilhas Terceira e S. Miguel
Decorreu nos dias 20 e 21 de abril, nas ilhas Terceira e S. Miguel, respetivamente, mais um ‘Encontro ProSucesso’ com todos os dirigentes escolares e coordenadores do ProSucesso da Região. Num registo informal e de partilha, o Encontro contou igualmente com a presença do Diretor Regional da Educação e da, recentemente criada, Comissão Coordenadora ProSucesso... Ver mais.
Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas
Na turma um do quarto ano, cumpriu-se com o estipulado no plano de escola para a promoção da leitura, integrado no plano do ProSucesso e no sentido de desenvolver a competência leitora.
Nesse sentido, ao longo do 2º período foram lidas e exploradas algumas das obras sugeridas no programa/metas de português, nomeadamente, "O Príncipe Feliz", "A maior flor do... Ver mais.
2.ª Edição - Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática
Decorrem desde o início do ano letivo de 2015/16, as oficinas de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e... Ver mais.
Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas
No âmbito do desempenho dos alunos na competência leitora, foram exploradas atividades específicas de iniciação à educação literária. Na turma do primeiro e segundo anos, procedeu-se à leitura, reconto e dramatização das histórias: “O Coelhinho Branco”, de António Torrado, “Aquela nuvem e outras” de Eugénio de Andrade (primeiro ano) e “Uma Flor... Ver mais.
Projeto Ler Mais na EB1/JI de Urzelina - EBS de Velas
Tendo como objetivo fulcral, o desenvolvimento do gosto pela leitura, o Projeto Ler Mais, foi implementado com muito sucesso, na turma do segundo ano de escolaridade, da EB1/JI de Urzelina, pela professora titular de turma.
Os alunos, desde o início revelaram-se muito recetivos ao projeto, tendo havido também o cuidado de explicitar o mesmo aos encarregados de... Ver mais.
Balanço da apresentação do plano ProSucesso aos alunos da EBS de Velas
A equipa do ProSucesso da EBS de Velas procedeu, durante o mês de janeiro, à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso aos alunos daquela unidade orgânica. O objetivo desta ação foi dar a conhecer o que é o ProSucesso, qual o seu objetivo e como está a ser implementado.
 Os elementos da equipa elaboraram... Ver mais.
Promoção da leitura no 1.º ciclo - EBS de Velas
A EB1/JI de Santo Amaro realizou, no dia vinte de fevereiro, a atividade de leitura compartilhada, integrada no projeto de promoção da leitura, no âmbito do plano do ProSucesso da EBS de Velas. A leitura compartilhada tem como objetivo o envolvimento, quer dos pais e encarregados de educação, quer de outros elementos da comunidade educativa, tentando assim dinamizar... Ver mais.
(H)À Conversa Sobre... aprendizagens significativas
O Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores, organizou no dia 20 de março uma Mesa Redonda inserida no ciclo de encontros “(H)À Conversa Sobre...”    
A sessão, moderada pela Doutora Raquel Dinis, decorreu no Auditório do Colégio do Castanheiro.
Este evento, aberto ao público em geral, ... Ver mais.
Palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções? na EBI Praia da Vitória
No passado dia 22 de fevereiro, teve lugar, no auditório da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, a palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções?” dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos a frequentar o 3º ciclo de ensino.
Esta palestra surgiu no âmbito do Plano ProSucesso em colaboração com o... Ver mais.