"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marco Lima & Emanuel Santos (EBS VF Campo)


No início do ano letivo 2015/2016 fomos selecionados pelo Conselho Executivo da EBS de Vila Franca do Campo para integrar o Projeto Prof DA. Naquela altura as informações sobre o seu funcionamento ainda eram poucas. No entanto, como gostamos de novos desafios, aceitámos o convite que nos foi endereçado.


No decorrer do ano letivo verificámos que as expetativas que tínhamos no início foram amplamente superadas. A metodologia utilizada nesse projeto, publicamente conhecido por Prof DA, resultou em pleno. As aulas de Matemática tomaram-se mais apelativas, os alunos aumentaram a sua concentração durante as aulas, quer pelo tipo de intervenção realizada, quer pelo tipo de materiais utilizados. O Prof DA tornou-se, entre as crianças, um pouco como aquelas figuras mais populares dos meios locais (párocos, presidentes de junta, etc) “Olha o meu professor de Matemática!” dizem os nossos alunos quando nos vêm na rua.


Estamos naturalmente satisfeitos com o nosso trabalho! Os resultados da avaliação encorajam-nos a prosseguir este caminho! Das múltiplas atividades realizadas na nossa escola, o evento formativo “Re…pensar o ensino da Matemática/ Dinâmicas de promoção do Sucesso Escolar” foi aquele que maior impacto teve na nossa comunidade educativa. Estiveram representadas 8 das 9 ilhas, 29 das 30 Unidades Orgânicas da Região e várias instituições particulares.


Esta será uma caminhada de 4 anos, da qual já cumprimos 1. Estamos ansiosos para a caminhada do 2.º ano!


Emanuel Santos

Marco Lima

EBS de Vila Franca do Campo

(ano letivo 2015/2016)