"Foi uma aventura, para mim, ingressar numa área ainda considerada para homens. " Mariana Silveira
Técnica de Viticultura e Enologia
20 Anos

As aventuras do Tomás no 2.º ano


O Tomás chegou à televisão do futuro...chegou à MEO!!!


No âmbito da divulgação do Projeto Prof DA para toda a comunidade educativa, a equipa de Prof DA da EBS Tomás de Borba, Filomena Brasil, Maria João Sousa e Ricardo Oliveira, e da EBI dos Biscoitos, Liliana Dias, decidiu criar um canal na MEO para divulgar as Aventuras do Tomás e do seu amigo Biscomat. Estas aventuras são inspiradas nas metodologias da oficina Matemática Passo a Passo, integrada no Projeto Prof DA, que se baseiam em estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o nosso cérebro aprende Matemática, em alguns casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo, como é o exemplo de Singapura, que nos fornece centenas de interessantes pormenores de ordem científica e didática.


Vídeo promocional


Primeira aventura do Tomás

Neste vídeo, o Tomás aprende a ler os números por ordens. Por exemplo, 58 são cinco dezenas e oito unidades.  Através de um jogo, lançando dados de 10 faces, o Tomás e o seu amigo BiscoMat, vão adicionando os números que surgem em cada face e aprendem o valor posicional de cada algarismo.


Segunda aventura do Tomás

Neste vídeo, o Tomás e o BiscoMat aprendem algumas estratégias para adicionar números com, no máximo, dois algarismos. Os dois amigos vão apanhando castanhas e praticando o algoritmo da adição sem transporte (por exemplo, 57+22=79) e com transporte (por exemplo, 58+3=61).


Terceira aventura do Tomás

Neste vídeo, o Tomás e o BiscoMat aprendem algumas estratégias para subtrair números com, no máximo, dois algarismos. Os dois amigos jogam às cartas numa visita às escolas de Singapura e praticam o algoritmo da subtração sem transporte (por exemplo, 52-2=50) e com transporte (por exemplo, 52-4=48).

Nesta aventura, o Tomás e o seu amigo Biscomat descobrem como podem utilizar a multiplicação na escola, no supermercado e na análise das magníficas colchas que são expostas tradicionalmente nas festas das Sanjoaninas na Ilha Terceira. Com todas estas explorações, os dois amigos aprendem ainda as tabuadas do 2, 5 e 10.

Sexta aventura do Tomás - 1ª parte

Nesta 1.ª parte da 6.ª aventura, o Tomás e o seu amigo Biscomat resolveram enfeitar a Árvore de Natal. Para isso, os dois amigos vão organizar e contar os enfeites de Natal utilizados, trabalhando assim conteúdos de Matemática relacionados com o domínio OTD - Organização e tratamento de Dados, do 2.º ano de escolaridade.


Sexta aventura do Tomás - 2 ª parte

Nesta 2.ª parte da 6.ª aventura, o Tomás e o seu amigo Biscomat resolveram analisar os enfeites da Árvore de Natal. Para isso, os dois amigos vão descobrir as características relativas à forma de cada enfeite relacionados com o domínio da Geometria, do 2.º ano de escolaridade.


Sétima aventura do Tomás

Nesta aventura, o Tomás e o seu amigo Biscomat vão ao Circo Matemático e deparam-se com grandes desafios, como a contagem das cadeiras do circo (contagem até 1000), as diferentes formas de ler os números, a comparação dos números dos seus bilhetes e os truques de magia do Golfimat.