"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lurdes Bettencourt (EBS Velas)
Quando me foi proposto, pelo Conselho Executivo da EBS de Velas, integrar o projeto Professor DA, no âmbito do ProSucesso, apesar de não ter conhecimento do tipo de trabalho a desenvolver, aceitei de imediato. Desafios não se recusam!
Em setembro a apreensão era muita! Decorrido o ano letivo e sabendo que o caminho ainda é longo, estou ciente que este é... Ver mais.
Árbitro João Capela visita escolas em São Miguel
Por ocasião da sua viagem a São Miguel para colaborar em ações técnicas para árbitros, o árbitro internacional de futebol João Capela promoveu, nos dias 21 e 22 de abril, sessões de sensibilização para alunos sob o tema «O Contributo do Desporto para o desenvolvimento da Sociedade – Espírito Desportivo, Fair-Play, Tolerância, Solidariedade, Regras e... Ver mais.
Clube Europeu da EBI Água de Pau visita Londres
No âmbito da 3.ª edição do projeto «Os Açores e a Europa», o Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau realizou uma visita de estudo à cidade de Londres, de 26 de abril a 1 de maio de 2016.
Sob o tema «Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu», a visita teve como objetivos:conhecer a União Europeia enquanto espaço de... Ver mais.
Parlamento dos Jovens/Básico Sessão Nacional 2016 - 2 e 3 de maio
Nos dias 2 e 3 de maio, realizou-se na Assembleia da República a sessão nacional do Parlamento dos Jovens/Básico, este ano dedicado a Racismo, preconceito e discriminação. Na sequência da Sessão Regional, realizada no passado dia 22 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, onde participaram 63 jovens deputados de... Ver mais.
ProSucesso é notícia no JL – Jornal de Letras
O JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias, na sua edição de 27 de abril, dedica duas páginas ao ProSucesso com artigos do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino de Freitas de Meneses, "A Escola do Desenvolvimento", da Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, "ProSucesso, um plano para uma década" e de Ana Maria Bettencourt, membro do Conselho... Ver mais.
Mia Couto nos Açores no rasto de Gungunhana
O escritor moçambicano Mia Couto encontra-se a escrever o segundo romance da trilogia “As Areias do Imperador”, da editorial Caminho. O primeiro, “Mulheres de Cinza” foi publicado em setembro de 2015. Esta trilogia debruça-se sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África dirigido por um africano. Ngungunyane (ou... Ver mais.
Questionário nacional sobre currículos e programas
Informação para os docentes do sistema regional
de educação

O Ministério da Educação pretende uma discussão ampla sobre as orientações curriculares, no quadro da necessidade de definição de referenciais curriculares para a escolaridade obrigatória alargada a 12 anos.
 
O Questionário sobre os Documentos... Ver mais.
Aula aberta sobre Daniel de Sá
O escritor Dionísio Sousa apresentou, no dia 21 de abril, na biblioteca da Escola Secundária Vitorino Nemésio, a obra de que é autor, intitulada “Daniel de Sá – a serena sabedoria”, na qual retrata a escrita e o pensamento do autor açoriano sobre literatura, política e autonomia.
O local escolhido para a apresentação do livro teve como objetivo... Ver mais.
Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura
Os alunos Marta Rosa, da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, na Terceira, e André Costa, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Faial, sagraram-se, em Angra do Heroísmo, vencedores da Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura 2015/2016, respetivamente, nos níveis de 3.º Ciclo e do Secundário. Ao nível do 3.º Ciclo, foram... Ver mais.
As primeiras notícias da REDA

Entre os meses de julho e dezembro de 2015, a equipa responsável pela plataforma REDA realizou junto dos Conselhos Executivos de todas as escolas da Região Autónoma dos Açores um levantamento de dados, através de questionário, sobre as condições gerais das escolas da Região na utilização de recursos educativos abertos e conteúdos digitais. Também... Ver mais.