"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Adriana Andrade (EBI Ponta Garça)


Em julho de 2015, fui informada que iria fazer parte do projeto ProSucesso como Prof DA. Ouvi, pensando que seria mais uma invenção para não dar em nada.


No início do ano letivo fui à formação no âmbito do projeto ProfDA, continuando sem grandes expetativas. Ao ouvir o formador, o professor Ricardo Teixeira, comecei a pensar que realmente as crianças são iguais em qualquer parte do mundo, e que a diferença no saber de cada uma só pode estar na forma como são ensinadas. Quanto mais o ouvia falar mais acreditava que seria possível a mudança. Estava a gostar dos propósitos do projeto. As palavras que ouvia martelavam-me permanentemente e eram: “ordem, faseado, passo a passo, múltiplas perspetivas e CPA”. Tudo isso fazia sentido. Saí de lá acreditando que talvez fosse possível a mudança.


De volta à escola o trabalho começou, não foi fácil ir às salas de titulares de turma, cansadas de mudanças, transmitir-lhes orientações novas, que mexiam no modo como trabalhavam e em anos de experiência. Ao longo do ano letivo, apesar das dificuldades, verificou-se mudanças nas práticas dos professores acompanhados, uns renderam-se mais facilmente do que outros ao “novo método”.


 Este projeto desenvolveu nos alunos o gosto e interesse pela matemática, e transformou-a numa disciplina divertida a partir da manipulação de materiais apelativos e diferentes dos utilizados habitualmente. Foi gratificante acompanhar a evolução das aprendizagens dos alunos e a autonomia ganha por eles, bem como vê-los entusiasmados e motivados nas aulas de matemática.


Valeu a pena a sementeira, pois a primeira colheita teve bons resultados. Vamos agora todos investir nos frutos finais. Certamente serão os melhores! Eu acredito que sim!


A Prof DA

Adriana Andrade

(ano letivo 2015/2016)