"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Ana Almada (EBS Calheta)


No mês de julho de 2015 o conselho executivo da minha escola enviou-me um e-mail a comunicar que deveria frequentar uma formação no início de setembro, na ilha Terceira. Lá fui eu, na altura devida, uma micaelense-jorgense apresentar-me perante um desafio que não fazia ideia do que viria a ser. O facto de estar relacionado com a matemática despertou-me curiosidade, pois, não descurando as outras, é uma área que particularmente me fascina. Dos meus 20 anos de experiência tinha a certeza que era urgente mudar algo no método de ensino da matemática (e não só), para que os alunos tivessem maior sucesso e, sobretudo, motivação! 


Começando a implementar novas estratégias, criando materiais, passo a passo, foi difícil trabalhar com os alunos de uma das turmas, por terem problemas de atenção. Hoje, já no terceiro período, dentro da sala desta tal turma é gratificante ouvir uma aluna, que anteriormente tinha algumas dificuldades, dizer espontaneamente, no meio de uma atividade com números até 60: - eu gosto de matemática!


É também gratificante acompanhar o progresso nas aprendizagens dos alunos, a sua cada vez maior autonomia e o aprenderem a trabalhar em grupo.


Os alunos perguntam à professora titular: - a professora Ana da caixa mágica vem hoje? E ficam ansiosos à espera e recebem-me com um sorriso e um brilho no olhar. Perguntam o que trago na caixa “que não tem fundo” e lá vou mostrando, durante a aula, os materiais feitos pelos meus duendes que muito trabalham e que fazem com que estes alunos aprendam matemática, uma matemática diferente e divertida!


“Absorvem” as “palavras mágicas” que vou ensinando, relacionadas com a matemática, e na aula seguinte exibem-nas, com orgulho, para mostrarem que não se esqueceram…


Olhando para trás, e apesar da falta de tempo para fazer tudo o que ambicionava (pois sou “aquela” professora que dá apoio ao 2º e 4º ano), revejo-me neste projeto como se fosse já parte de mim. Agradeço a todos os colegas DA e ao colega Ricardo Teixeira tudo o que de novo aprendi e fiz aprender!


A prof DA 

Ana Almada

(ano letivo 2015/2016)