"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Regina Silva (EBS Graciosa)


Num documentário que vi ontem fixei a frase “Partilhem o meu sonho…”. Em julho passado, aquando do convite para ser Prof DA de Matemática, estava muito longe de acreditar que participaria numa aventura tão desafiante e motivadora (até porque Matemática não era o meu forte!). Passados estes meses de trabalho sério e comprometido com o sonho de reduzir o mito do “bicho” que é a Matemática e, obviamente, reduzir o insucesso nesta área, convido a todos, especialmente docentes e toda a comunidade educativa, que partilhem deste sonho. É possível a mudança, é possível reverter dados, é possível marcar a diferença, importante mesmo é acreditarmos e predispormo-nos à mudança. Eu acredito! Para os menos crédulos, dêem-nos o benefício da dúvida e vão acompanhando, passo a passo, este trilho que os 50 Prof DA da Região Açores estão a construir em simultâneo com os professores titulares que leccionam o primeiro ano de escolaridade (e os restantes que virão nos anos seguintes, até estarmos todos no mesmo barco)!


Mais que um testemunho, estas parcas palavras deram-se, modéstia à parte, legitimidade em convidar todos a partilharem deste sonho. Quanto à abordagem, às estratégias e recursos utilizados poderão ouvir e ler em tantas outras partilhas dos meus colegas Prof DA, que tão bem têm apresentado em múltiplas situações e espaços.


Partilhemos todos deste sonho porque os alunos de primeiro ano, nossos primeiros interessados e aliados, já o estão a viver e alguns encarregados de educação também já comentaram que o “pesadelo da matemática pode converte-se em sonho, para um maior número de alunos”.


A todos que têm contribuído para o meu melhor desempenho no exercício das minhas funções docentes, nomeadamente, ao nível da Matemática, um obrigada grande, cuja unidade de medida não me permite quantificar.


Vale a pena ser professor! Vale a pena investir na educação! Vale a pena gastar tempo e fazer da Matemática aquilo que ela é: indispensável à vida quotidiana - e desde muito pequeninos!


A Prof DA

Regina Silva

(ano letivo 2015/2016)