Parlamento dos Jovens/Básico Sessão Nacional 2016 - 2 e 3 de maio
Nos dias 2 e 3 de maio, realizou-se na Assembleia da República a sessão nacional do Parlamento dos Jovens/Básico, este ano dedicado a Racismo, preconceito e discriminação. Na sequência da Sessão Regional, realizada no passado dia 22 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, onde participaram 63 jovens deputados de... Ver mais.
Mia Couto nos Açores no rasto de Gungunhana
O escritor moçambicano Mia Couto encontra-se a escrever o segundo romance da trilogia “As Areias do Imperador”, da editorial Caminho. O primeiro, “Mulheres de Cinza” foi publicado em setembro de 2015. Esta trilogia debruça-se sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África dirigido por um africano. Ngungunyane (ou... Ver mais.
Questionário nacional sobre currículos e programas
Informação para os docentes do sistema regional
de educação

O Ministério da Educação pretende uma discussão ampla sobre as orientações curriculares, no quadro da necessidade de definição de referenciais curriculares para a escolaridade obrigatória alargada a 12 anos.
 
O Questionário sobre os Documentos... Ver mais.
Escola Secundária da Ribeira Grande ganhou a 4.ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”
A Escola Secundária da Ribeira Grande (ESRG) obteve o Prémio de melhor projeto de formação financeira do ensino secundário, na 4.ª edição do Concurso Nacional “Todos Contam”, dirigida a projetos a serem implementados no ano letivo 2015/2016. A ESRG, única escola da Região a concorrer, acabou por ser a grande vencedora do concurso na categoria do... Ver mais.
Roteiro das Turmas - Escola Básica e Secundária de Velas Em outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) cujo tema, definido para este ano pela International Association of School Librarianship (IASL) foi, “A biblioteca escolar é super!” (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares). 
Assim, durante este mês a coordenação da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de... Ver mais.
Seminário “Trajeto Seguro – um caminho de mudança” Para dar maior visibilidade e conhecimento à comunidade em geral do trabalho entretanto desenvolvido no “Trajeto Seguro”, decorreu no passado dia 11 de setembro de 2015, nas instalações da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, o seminário intitulado: “Trajeto Seguro – um caminho de mudança”.
O projeto, implementado e desenvolvido desde o ano letivo... Ver mais.
Didática do Português para o 2.º Ciclo: Educação literária, leitura, escrita, gramática e oralidade Decorre de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, na EBI Roberto Ivens, em Ponta Delgada, a formação em modalidade de curso “Didática do Português para o 2.º Ciclo: Educação literária, leitura, escrita, gramática e oralidade” dirigida a docentes de Português do 2.º ciclo, das ilhas Graciosa, S. Miguel e Terceira e orientada pelos professores António Vilas-Boas... Ver mais.
O ProSucesso começa em cada escola. O ProSucesso começa em cada escola 
O novo ano letivo arrancou no passado dia 14 de setembro, dia definido como o Dia ProSucesso na Região. Foram desenvolvidas, em todos os estabelecimentos de ensino, atividades com alunos, docentes, pais/encarregados de educação e demais intervenientes da comunidade educativa, no sentido de promover uma ampla divulgação do... Ver mais.