2.ª Edição - Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática
Decorrem desde o início do ano letivo de 2015/16, as oficinas de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e... Ver mais.
Balanço da apresentação do plano ProSucesso aos alunos da EBS de Velas
A equipa do ProSucesso da EBS de Velas procedeu, durante o mês de janeiro, à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso aos alunos daquela unidade orgânica. O objetivo desta ação foi dar a conhecer o que é o ProSucesso, qual o seu objetivo e como está a ser implementado.
 Os elementos da equipa elaboraram... Ver mais.
Palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções? na EBI Praia da Vitória
No passado dia 22 de fevereiro, teve lugar, no auditório da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, a palestra “Disciplina na adolescência: onde está o manual de instruções?” dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos a frequentar o 3º ciclo de ensino.
Esta palestra surgiu no âmbito do Plano ProSucesso em colaboração com o... Ver mais.
1.º Workshop Açores - Laboratórios de Aprendizagem
No passado dia 6 de março, as embaixadoras da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, nos Açores, Fátima Ormonde e Sandra Pacheco, realizaram o 1.º Workshop da referida iniciativa na região.
Foi na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade para um pequeno grupo de professores.
Apresentou-se a iniciativa e a sua contextualização,... Ver mais.
Prémio Escolar Montepio 2016 premeia duas escolas açorianas
Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Montepio pretende distinguir o mérito, a inovação e a excelência dos estabelecimentos de ensino público.
Na 8.ª edição do referido Prémio, a Fundação Montepio atribuiu cinco prémios a cinco estabelecimentos de ensino selecionados, no valor de 6000 € (seis mil euros). Das cinco galardoadas, duas são da... Ver mais.
Encontros REDA #1 - Afonso Cruz
Oficina para montar o esqueleto de um romance, saber enchê-lo com músculos, veias, órgãos, vesti-lo e fazê-lo sair à rua, eventualmente a uma livraria."
Programa: Análise e comparação de algumas histórias e enredos. 
Os três atos clássicos. 
Motivações e obstáculos das personagens (e dos autores). 
Teoria do caos para a... Ver mais.
Plano do ProSucesso E+ da EBI Ginetes
A EBI de Ginetes, no âmbito do seu Plano do ProSucesso E+, desenvolveu diversas atividades nas escolas do Pré-escolar e 1º Ciclo com o intuito dos nossos alunos refletirem sobre a definição e importância do ProSucesso. Estas atividades revelaram-se extremamente importantes para a clarificação deste Plano perante os alunos e restante comunidade... Ver mais.
V Feira da Segurança Infantil na Escola Gaspar Frutuoso, Ribeira Grande
A Polícia de Segurança Pública, esquadra da Ribeira Grande, no âmbito do Programa Especial Escola Segura e a Escola Básica Integrada de Ribeira Grande organizaram conjuntamente a V Feira da Segurança Infantil, que decorreu no ginásio da Escola Gaspar Frutuoso entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2017.
Esta já é a V edição do evento, que se vem realizando... Ver mais.
Dia da Formação Financeira na EBI Ginetes
A Escola Básica Integrada de Ginetes por reconhecer a importância da Educação Financeira para a formação integral e cívica dos seus alunos, deliberou elaborar o Projeto “Na Nossa Escola, Todos Contam”. No âmbito deste projeto, decidiu aceitar o desafio lançado pelo Plano Nacional de Formação Financeira e participar no evento “Junta-te a nós porque... Ver mais.
Projeto de Filosofia para Crianças na EBS Vila Franca do Campo
O projeto de Filosofia para Crianças da Escola Básica e Secundária de Vila Franca teve o seu início no ano letivo 2014/2015 com duas turmas do 1.º ciclo da Escola Santos Botelho. No ano letivo 2015/2016 alargou-se a uma turma do pré-escolar (crianças de 5 anos).
É um programa de filosofia prática que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e... Ver mais.