"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

V Feira da Segurança Infantil na Escola Gaspar Frutuoso, Ribeira Grande


A Polícia de Segurança Pública, esquadra da Ribeira Grande, no âmbito do Programa Especial Escola Segura e a Escola Básica Integrada de Ribeira Grande organizaram conjuntamente a V Feira da Segurança Infantil, que decorreu no ginásio da Escola Gaspar Frutuoso entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2017.


Esta já é a V edição do evento, que se vem realizando desde 2013, e que leva ao contacto com normas de segurança a cada vez mais crianças. De facto, este ano foram 1200 crianças no total, entre os 3 e os 10 anos, que passaram pelo local da feira, sendo alunos do 1º ciclo do ensino básico e, pela primeira vez este ano, crianças do ensino pré-escolar das escolas que pertencem à EBI de Ribeira Grande.


No espaço da feira, o novo ginásio da Escola Gaspar Frutuoso, localizado na sede da unidade orgânica da EBI de Ribeira Grande que foi recentemente inaugurada, encontravam-se 12 espaços diferentes, em que cada um deles abordava um tema específico da segurança, dinamizado pelos colaboradores da feira. Desde a segurança em casa (dinamizada pelos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande), à segurança na internet (Fundação PT), passando pelos sismos e catástrofes naturais (Clube de Proteção Civil da EBI de Ribeira Grande), segurança rodoviária (Biblioteca Daniel de Sá), cuidados na exposição ao sol (OASA), os símbolos tóxicos (CASA, CDIJ), segurança no desporto (Norte Crescente), entre outros, os alunos aprenderam brincando que em todos os espaços há regras a cumprir e cuidados a ter.


Esta feira teve a alta colaboração da Escola Profissional da Ribeira Grande que dinamizou o espaço da feira, disponibilizando os seus formandos da área de animação sociocultural para acompanharem as crianças em cada um dos espaços e apresentarem, no final de cada sessão, uma dramatização relacionada com o tema. Tal como esta entidade, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Musami – operações do ambiente - têm sido igualmente um parceiro fundamental para a realização desta feira, cuja colaboração data do primeiro ano em que esta se realizou.


De entre os objetivos gerais da feira, destacam-se o de reunir diversas e diferentes entidades num mesmo local; Desenvolver trabalhos no âmbito de um mesmo tema e em prol de um mesmo público-alvo; Envolver toda a comunidade escolar;  Ajudar as crianças a detetar ou reconhecer uma situação de perigo, avaliar a gravidade do risco (preciso ou não de ajuda) e dotá-las dos mecanismos de defesa adequados (fugir, gritar, pedir socorro); Promover uma cultura de segurança nas escolas; Fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização;  Diagnosticar, prevenir e intervir nos problemas de segurança nas escolas; Determinar, prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e/ou de ilícitos nas escolas e nas áreas envolventes; Promover, de forma concertada com os respetivos parceiros, a realização de ações de sensibilização e de formação sobre a problemática da prevenção e da segurança em meio escolar.


Tem sido notória, de ano para ano, a adesão de mais entidades a esta iniciativa, facto que atesta o sucesso que tem sido. Este sucesso deve-se também ao grande empenho que tem existido por parte da organização: a esquadra da Ribeira Grande da Polícia de Segurança Pública, no âmbito do programa especial Escola Segura e na pessoa do agente Bruno Miranda, e a Escola Básica Integrada de Ribeira Grande.


Conselho Executivo da EBI Ribeira Grande

(fevereiro 2017)


Galerias relacionadas