"Foi uma aventura, para mim, ingressar numa área ainda considerada para homens. " Mariana Silveira
Técnica de Viticultura e Enologia
20 Anos

Formação no âmbito do ProSucesso

A Direção Regional da Educação promoveu, de 7 a 11 de setembro de 2015, um conjunto de ações de formação dirigidas ao pessoal docente. No total, nesta semana estiveram envolvidos 160 docentes em formação, pertencentes a todas as unidades orgânicas do sistema educativo regional.


Na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, na disciplina de Matemática, realizou-se uma ação sobre o Sentido de Número destinada a docentes de 1.º ciclo, com as formadoras Lília Marcelino, da Universidade Lusófona e Joana Rato, da Universidade Católica Portuguesa. 


A Escola Secundária Domingos Rebelo acolheu uma ação, orientada para o 2.º ciclo, dinamizada pelas formadoras Paula Garrão e Margarida Dias, da Universidade dos Açores. 


Para o ensino secundário, os formadores do Ministério da Educação e Ciência, Paula Reis e Patrícia Engrácia, promoveram, na Escola Secundária Antero de Quental, nesta mesma semana, uma ação sobre as Metas Curriculares de Matemática cuja implementação se inicia no presente ano letivo (2015/16). Na disciplina de Português, os formadores, igualmente do Ministério da Educação e Ciência, Luís Maia e Regina Rocha, ministraram, nesta mesma escola, um curso sobre as Metas Curriculares desta disciplina, cuja implementação também se inicia neste novo ano letivo.


A Rede Regional das Bibliotecas Escolares dinamizou, na Escola Secundária Domingos Rebelo, uma ação destinada aos coordenadores das bibliotecas escolares, com a formadora Maria José Vitorino, da Associação Cultural Laredo.


No domínio da Educação Especial, os técnicos e docentes a ela afetos, das escolas do Pico e da Horta, reuniram-se na Escola Básica e Secundária da Madalena e na Escola Secundária Manuel de Arriaga, para receberem formação sobre a avaliação especializada, da sinalização à avaliação das medidas aplicadas.


Nos dias 2 a 4 de setembro, teve início, na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, a formação dinamizada pelo Dr. Ricardo Teixeira, da Universidade dos Açores, orientada para a criação, na Região, de uma rede de professores, constituída, nesta primeira fase, por 50 docentes de apoio de cada unidade orgânica, qualificados na deteção, qualificação e resolução de dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática do 1º ciclo.


O Plano Integrado de Promoção do Sucesso aposta, no seu Eixo 2, no desenvolvimento profissional dos docentes, através de uma formação contínua de qualidade, centrada na sala de aula, na colaboração entre pares e na promoção da diferenciação pedagógica.