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Apoio mais - Retenção zero - Relatório Final - EBS Graciosa e EBI Ponta Garça
Reforço do trabalho e das aprendizagens na escola
O documento apresentado resulta do acompanhamento da primeira fase do
Programa Apoio mais - Retenção zero (A+R0), desenvolvido no âmbito do Plano
ProSucesso Açores desde 2015/16, o qual assume como objetivo a criação de
condições e estratégias de trabalho para a promoção do sucesso educativo. O
projeto A+R0 visa, assim, a substituição da retenção pelo desenvolvimento de
melhores aprendizagens e sucesso educativo.
Iniciado em 2015/2016 em duas unidades orgânicas da Região Autónoma dos Açores - EBI de Ponta Graça e EBS da Graciosa, o A+R0 esteve na base de uma melhoria muito significativa dos resultados na primeira escola, e de uma relativa melhoria na segunda escola.
O estudo agora apresentado foi realizado com um importante apoio dos órgãos
de gestão das escolas, dos alunos, dos diretores de turma (DT) e dos conselhos
de turma (CT).
As escolas beneficiaram de uma autonomia pedagógica reforçada para permitir introduzir inovações especialmente ao nível da gestão pedagógica.
Fizemos a opção por um modelo de investigação colaborativa com uma vertente
de formação, que se baseou em entrevistas às lideranças das escolas, aos alunos
e aos docentes, auscultação e formação dos conselhos de turma.
Ao longo do processo, foram sendo ouvidos os atores do Programa, analisados
os materiais pedagógicos produzidos e as dificuldades encontradas na sua
implementação.
Nas primeiras páginas do documento, são apresentadas recomendações, que decorrem dos trabalhos de acompanhamento e auscultação das duas escolas estudadas. Foram elaboradas tendo em vista o eventual alargamento do A+R0 a outras escolas, que não veio a acontecer, mas poderão fazer sentido aplicadas em outros contextos onde sejam assumidos objetivos comparáveis.
A primeira parte é dedicada à caraterização do A+R0 no contexto do
ProSucesso. Apresenta-se uma primeira imagem do projeto no momento do seu
arranque e algumas recomendações então apresentadas à tutela.
São também analisados os conceitos envolvidos no trabalho e as problemáticas associadas ao insucesso escolar e às dificuldades inerentes ao desenvolvimento de inovações. É apresentado o percurso metodológico adotado, uma investigação de caráter colaborativo, qualitativo, em que foi utilizada uma abordagem indutiva. Houve em todo o processo uma interação entre o quadro teórico utilizado e a análise da evolução dos projetos que determinou, ao longo do trabalho, a evolução daquele.
A segunda parte do documento é consagrada à análise do modo como decorreu o A+R0 em ambas as escolas: adesão ao projeto, pontos fortes e dificuldades, bem como um balanço da implementação do projeto e das dificuldades encontradas.
São identificadas estratégias pedagógicas inovadoras desenvolvidas no projeto, dificuldades e crises, e apresentadas conclusões e recomendações.
(outubro 2020)