"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Formação "Recursos Inclusivos para as Bibliotecas Escolares" na ES Domingos Rebelo


Na semana de 10 a 13 de julho, decorreu, na Escola Secundária Domingos Rebelo, uma formação sobre leitura inclusiva com o título “Recursos Inclusivos para as BE”, associada ao projeto de leitura inclusiva “Todos Juntos Podemos Ler-Açores”, promovido pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Esta formação refere-se à oficina que decorrerá ao longo do próximo ano letivo e cujo objetivo primordial é dotar as equipas das escolas integradas no projeto de meios que lhes permitam elaborar recursos pedagógicos utilizáveis por todos os seus alunos.

Entre os dias 10 e 13 de julho, EBI de Capelas, EBI da Ribeira Grande, EBI Roberto Ivens, EBI de Arrifes, EBI de Água de Pau, EBS da Povoação, EBS Tomás de Borba, já associadas ao projeto de leitura, e EBI da Praia da Vitória e EBI de Rabo de Peixe, que passarão a integrá-lo no próximo ano letivo, juntaram-se numa formação de cariz essencialmente prático.

Sandra Martins, psicóloga da Direção Regional da Educação, e Raquel Félix, assessora da RRBE, procederam a um breve enquadramento teórico de conceitos fundamentais relacionados com o projeto, como biblioteca escolar, biblioteca inclusiva, inclusão ou recursos inclusivos. Além disso, foi abordada, pela professora Rosa Veiga, assessora da RRBE, a temática da multimédia, fundamental para a elaboração de recursos digitais, nomeadamente de um ebook. Posteriormente, sob a orientação da professora Raquel Félix, as equipas das escolas envolvidas no projeto elaboraram um livro sensorial, baseado na história “Vermelhinha, madurinha, redondinha”, do escritor António Mota.


(julho 2017)