"Um bom professor é também um bom amigo." André Neto
Estudante
13 Anos

Projetos da ES Lagoa distinguidos na XI Mostra Nacional de Ciência no Porto


A Escola Secundária de Lagoa esteve presente na XI Mostra Nacional de Ciência com dois projetos tendo sido os dois distinguidos com Menções Honrosas.


A 11ª Mostra Nacional de Ciência realizou-se de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes, a concurso, os 100 melhores projetos apurados dos 116 projetos da 25ª edição do Concurso Jovens Cientistas, da autoria de 309 jovens cientistas, orientados por 73 professores e oriundos de 56 escolas a nível nacional.


Os projetos a concurso eram das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.


Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, também estiveram presentes 5 projetos internacionais oriundos do Brasil, Espanha e Moçambique.

A presença dos nossos alunos foi  o resultado de um ano de trabalho intenso da turma do 12º Ano, coordenados pela professora Alexandra Seara. A colaboração da Universidade dos Açores, nomeadamente através do seu Departamento de Biologia, do Continente Modelo, e o apoio da Câmara Municipal de Lagoa foram imprescindíveis para que estes projetos se tornassem possíveis.


A Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a fomentar o desenvolvimento de um movimento crescente em torno da Ciência. As diversas instituições de Ciência que existem no concelho e as iniciativas que vão surgindo, como é o caso das que têm vindo a ser levadas a cabo pela Escola Secundária de Lagoa, têm o apoio incondicional da autarquia uma vez que o desenvolvimento da curiosidade e espírito científicos é determinante na preparação dos nossos jovens para um futuro cada vez mais exigente.


Com esta distinção todos os envolvidos viram, por um lado, premiado o seu trabalho, esforço e dedicação, e, por outro lado, confirmar a direção a seguir para trabalhos futuros.


Projeto 1 - Biomarcadores hepáticos em scomber sp. como ferramentas de biomonitorização para metais pesados

Autores: Alice de Freitas Preto, André Botelho Rocha, Mariana Raposo Ferreira

Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros

Projeto 2 - A fertilidade dos bovinos, o melhoramento genético e a exploração de técnicas de reprodução assistida


XI Mostra Nacional de Ciência 2017 (link)

Catálogo da XI Mostra Nacional de Ciência 2017: Projeos da ESLagoa nas pág.s 23 e 27


filme - dia 1


filme - dia 2


filme - dia 3