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Prémio Escolar Montepio 2016 premeia duas escolas açorianas


Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Montepio pretende distinguir o mérito, a inovação e a excelência dos estabelecimentos de ensino público.


Na 8.ª edição do referido Prémio, a Fundação Montepio atribuiu cinco prémios a cinco estabelecimentos de ensino selecionados, no valor de 6000 € (seis mil euros).

 

Das cinco galardoadas, duas são da Região - a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, no Corvo e a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, na ilha Terceira.

 

O Prémio Escolar Montepio, dinamizado anualmente pela Fundação Montepio desde 2009, tem como objetivo contribuir para o aumento da qualidade do ensino em Portugal e reconhecer o esforço realizado pelas escolas, ao nível da inovação e qualidade dos projetos educativos e da melhoria dos resultados escolares.

 

Em 2016, a Fundação propôs uma nova metodologia, elegendo um conjunto de 5 escolas, numa pré-seleção realizada de acordo com um estudo encomendado por esta à Universidade Nova de Lisboa.

A análise dos resultados foi predominantemente realizada seguindo a metodologia adotada no Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência - a partir da base de dados disponível no site do Júri Nacional de Exames (JNE), tendo sido analisadas as médias das classificações dos alunos internos da primeira fase, por escola, das provas finais do 3º ciclo do ensino básico (média ponderada da disciplina de Português e de Matemática) numa série de cinco anos, entre 2011 e 2015.


As duas escolas açorianas apresentaram melhorias, a nível nacional, no referido período, pelo que esta Fundação lhes propôs a apresentação de um projeto para a concretização do Prémio.

 

A Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, no Corvo, apresentou o projeto  ‘Agir a pensar “especial”mente no futuro’ cujo objetivo é o de organizar possibilidades objetivas de aprendizagem que permitam aos alunos em geral, e mais especificamente aos alunos do Regime Educativo Especial (REE), a sua futura integração social e profissional.