"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

EBI Praia da Vitória cria uma Intranet para apoio ao estudo


O Plano de Atividades / Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar da EBI Praia da Vitória propôs-se criar uma intranet dedicada aos alunos, na qual estes podem encontrar recursos educativos diversificados e de qualidade.

Para tal, foi necessário criar uma rede informática estruturada que suportasse os conteúdos que foram, ao longo do ano letivo anterior, preparados, numa tarefa morosa e exigente. Tudo se conjugou favoravelmente e atualmente a EBI da Praia da Vitória dispõe de um excelente plataforma de aprendizagem e de apoio ao estudo, assumindo-se como um fator chave de promoção do sucesso escolar.

Assim, desde o início de abril deste ano letivo que está a funcionar em pleno em cerca de 125 computadores, distribuídos pelas quatro salas de informática e pela Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos (BECRE).


Nesta intranet disponibilizada aos alunos está disponível um vasto conjunto materiais de suporte à aprendizagem e ao estudo dos alunos para todas as áreas disciplinares do 5º ao 9º ano, facilitando-se, por essa via,  o acesso a materiais e guiões de apoio ao estudo e à realização de trabalhos no âmbito disciplinar (testes, fichas informativas e formativas, PowerPoints, testes de avaliação formativa, recursos digitais, guiões de estudo e pesquisa, etc.). Com dois ou três cliques os alunos acedem rapidamente à disciplina que pretendem estudar e/ou copiar os materiais para a sua pen para reforço do seu estudo em casa ou na escola.

Neste processo, a coordenação da Biblioteca Escolar teve o extraordinário “know-how” e suporte da Equipa TIC, liderada pelo Prof. Emanuel Monteiro, responsável pela implementação dos procedimentos técnicos que possibilitaram a estruturação desta rede para alunos. A criação de uma palavra passe individual para todos os discentes contribuiu ainda para o aperfeiçoamento do processo.

Já para o pessoal docente, a Biblioteca Escolar, procurando dar resposta às novas exigências a que está obrigada no domínio do “currículo, literacias e aprendizagem”, criou uma unidade de rede intitulada “BECRE”, à qual os docentes podem aceder em exclusivo através da sua sessão informática. Aí foram disponibilizados múltiplos documentos em suporte texto, áudio e vídeo sobre temáticas passíveis de serem abordadas ou tratadas em Cidadania ou em contexto disciplinar. Existe ainda uma pasta intitulada “Guiões de apoio ao estudo”, na qual se apresentam diversos documentos que permitem apoiar a pesquisa e elaboração de trabalhos pelos alunos a nível disciplinar e várias pastas com “kit’s temáticos” (Segurança na Internet; Direitos Humanos, Bullying, União Europeia, Patrono - Francisco Ornelas da Câmara).

No próximo ano, no intuito de divulgar e rentabilizar este recurso junto dos alunos, a BE acrescentará o conhecimento minucioso desta “Intranet” nas suas sessões de formação de utilizadores.

Galerias relacionadas