"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Atividades de promoção da leitura no 1.º CEB - EBS de Velas


Dando cumprimento ao projeto do 1º ciclo relativamente à promoção da leitura, no dia 23 de maio, a escritora Regina Tristão da Cunha deslocou-se à EBS de Velas, onde falou da sua obra aos alunos dos 3º e 4º anos desta Unidade Orgânica. Esta visita teve como principais objetivos, promover hábitos de leitura, criar nos alunos o hábito de frequentarem a Biblioteca Escolar, promover a interação entre gerações e conhecer autores açorianos. 


Ao longo da sessão, a escritora dos famosos livros da Kathy, falou sobre a sua obra e sobre a sua vida como escritora, contando, com alguma graciosidade, os seus saberes e as suas experiências. Os alunos foram muito recetivos e no final da sessão fizeram algumas questões muito pertinentes que a escritora respondeu com muito gosto. 


Após a sessão fez-se a eleição do melhor leitor do primeiro ciclo, outra atividade que consta do referido plano, que teve como júri a escritora convidada, a coordenadora do Departamento Curricular do 1º Ciclo e a coordenadora da biblioteca. 


Foi previamente efetuada a seleção de um aluno em cada turma dos 3º e 4º anos de escolaridade. Esses alunos leram um excerto do livro "Kathy em S. Jorge". Após a leitura foi eleito o discente Steven Silveira do 4º ano turma 1, a quem foi oferecido um livro.


Acreditamos que estas atividades foram um incentivo para que posteriormente todos os alunos queiram ser melhores leitores e escritores!


Após conversa com os alunos conclui-se que esta atividade foi muito importante, permitindo, deste modo valorizar a biblioteca escolar e contribuindo para a promoção de hábitos de leitura e para elevar os índices de literacia dos nos nossos alunos, pois o hábito de ler, nas crianças, estimula a imaginação, fomenta e educa a sensibilidade, cultiva a inteligência e dá-lhes instrumentos essenciais para toda a vida.


A equipa coordenadora do plano de promoção de leitura
Alda Silveira
Lurdes Bettencourt