"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos

eTwinning nos Açores


O eTwinning pode tornar-se um precioso aliado para o professor desenvolver as suas práticas pedagógicas e competências tecnológicas, promovendo a renovação das práticas e um novo entusiasmo pela profissão.


Nos Açores, contamos, atualmente, com 600 professores registados, de 76 escolas, que estão envolvidos ou já desenvolveram 664 projetos eTwinning. A estratégia na Região tem passado pelo desenvolvimento de sessões de divulgação, que acabam por ocorrer quase unicamente nas ilhas Terceira e São Miguel, e também com o desenvolvimento de cursos de formação acreditados, na modalidade à distância, como forma de colmatar as dificuldades criadas pela descontinuidade geográfica.


A necessidade de a escola acompanhar a evolução e os acontecimentos na sociedade atual traduz-se numa necessidade de implementação de novas formas de ensinar que acompanhem as mais diversificadas formas de aprender, tendo em vista o desenvolvimento de competências transversais e a promoção da autonomia por parte dos alunos. E nisto o eTwinning tem um papel a desempenhar, ao garantir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação de uma forma real, significativa e produtiva, ao reunir uma comunidade de docentes dispostos a partilhar e a trabalhar em conjunto, ao disponibilizar uma plataforma que promove o trabalho em colaboração, a partilha de recursos, o apoio nas práticas pedagógicas e a formação e desenvolvimento profissional.

A Região Autónoma dos Açores conta, presentemente, com duas Embaixadoras eTwinning, cujo trabalho tem incidido na disseminação e divulgação desta ação do Programa Erasmus+ que é o eTwinning, dando-o a conhecer, procurando entusiasmar e apoiar outros docentes na implementação e desenvolvimento de parcerias à escala europeia.

 

 

RESULTADOS NA REGIÃO – ESCOLAS E MENTORES

 

Como resultado desta ação e do envolvimento de todos, a Região conta até à data com 7 Escolas eTwinning,* distinguidas pelas suas práticas digitais, pelos cuidados com a segurança na Internet, pelas abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, pelo esforço em promover o desenvolvimento profissional contínuo do pessoal docente e pela promoção de práticas de ensino colaborativas entre professores e alunos de diversos países.

Para alargar a rede de apoio aos professores registados no eTwinning e que pretendem desenvolver projetos colaborativos em parceria, foram também nomeados, nas Escolas eTwinning, desde o ano passado, os Mentores eTwinning.

 

A Região conta presentemente com 5 Mentores aos quais tem sido proporcionado apoio e formação.

 

* ESCOLAS eTwinning - EBS Tomás de Borba (/TER); EBI Francisco Ferreira Drummond (TER); EBI da Praia da Vitória (TER); EBI de Angra do Heroísmo (TER); ES Vitorino Nemésio (TER); EBI de Arrifes (SMG); ES Antero de Quental (SMG).

 

 

(agosto 2020)