"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Mensagem de Final de Ano Letivo do Diretor Regional da Educação às Comunidades Educativas dos Açores


Todas as comunidades educativas das escolas dos Açores (e de todo o País) foram confrontadas, desde meados de março deste ano, com uma nova forma de pensar e gerir o processo de ensino-aprendizagem.

Foi, de facto, um desafio para todos engrenar no ensino à distância, uma solução de emergência, e depois fazer avançar novas dinâmicas conducentes ao sucesso educativo.

Perante dúvidas, incertezas, avanços e alguns recuos, próprios de um desbravar de caminhos que, ainda que refletidos, foram fruto da novidade e da premência, é chegado o momento de vos trazer palavras de reconhecimento, nestes momentos de final de ano letivo, por tudo o que foi feito pela educação nas escolas da Região.

A Direção Regional da Educação reconhece, pois, o esforço dos órgãos executivos por, em conjunto com outros órgãos das suas escolas, terem conseguido criar, em pouco tempo, uma resposta educativa específica para a sua realidade.

Por outro lado, reconheço toda a dedicação dos professores no acompanhamento dos alunos, através de atualização profissional, das horas despendidas, da (re)criação de tarefas, do repensar os momentos de avaliação e de classificação, da sua persistência, ainda que eventualmente cansados, por terem de gerir também vidas familiares. O mesmo reconhecimento dirijo aos diferentes técnicos que tiveram de continuar o seu trabalho de acompanhamento dos alunos em situações desafiadoras face às suas necessidades.

Deixo uma palavra especial de apreço aos diretores de turma/titulares de turma, por terem sido o elo de ligação entre a escola e as famílias, entre os alunos e os seus professores.

Aos alunos, é muito importante destacar a forma meritória como responderam ao desafio de aprenderem em circunstâncias diferentes, o empenho com que continuaram a querer aprender, de forma a desenvolverem e a aprofundarem o seu saber e o seu ser.

Por fim, valorizo o apoio dado pelos pais/encarregados de educação aos seus educandos e a colaboração prestada às escolas e aos professores, um apoio que foi imprescindível para a manutenção do sucesso educativo dos nossos alunos.

É com grandes imprevistos que todos nós crescemos. A situação de pandemia com que nos deparámos ajudou-nos a repensar a educação e o modo como podemos ensinar e aprender mais e melhor. Guardemos, pois, com esta lição e que ela nos sirva, sempre, como motivação para a superação das dificuldades, pois uma coisa é certa: todos relembrámos que tudo é possível, quando há intencionalidade e boa-vontade.

 

O Diretor Regional da Educação


(30.06.2020)