"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Projeto Trajeto Seguro - Sessão interparental na Escola Luísa Constantina (EBI Rabo de Peixe)


Na escola Luísa Constantina, da EBI de Rabo de Peixe, está a ser desenvolvido um projeto intitulado “Trajeto Seguro” que visa promover o sucesso educativo. A implementação deste projeto surgiu para combater os fracos resultados dos alunos ao nível do 2.º ano de escolaridade.

Este projeto conjuga o contributo de vários parceiros na comunidade, nomeadamente o Instituto de Segurança Social dos Açores, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, o Posto Clínico de Rabo de Peixe, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

Todo o trabalho dos parceiros foca-se na melhoria de 4 áreas de intervenção: aprendizagens, famílias, saúde e tempos livres, existindo um conjunto de estratégias delineadas, para que cada uma destas áreas, por si só ou interligadas, contribuam para o sucesso educativo e a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvente à Escola Luísa Constantina.

Neste sentido, os Prof DA da EBI de Rabo de Peixe, desde o ano 2016/2017 associaram-se a este projeto, desenvolvendo um sessão de divulgação das metodologias desenvolvidas no 2.º ano, na área de Matemática, junto dos pais dos alunos envolvidos no projeto.

Os pais tiveram oportunidade de experimentar os dispositivos e materiais que os seus educandos usam na sala de aula. Apesar de alguns revelarem timidez ao apresentarem as suas dificuldades, todos gostaram da experiência e comentaram que tinha sido uma grande ajuda para poderem apoiar os filhos em casa. 

Foi interessante verificar que, neste ano letivo,  os pais já demonstraram algum conhecimento do projeto Prof DA e estavam familiarizados com as estratégias de cálculo apresentadas, bem como com os materiais.

Pensámos que são sinais de mudanças que estão a criar raízes junto da comunidade.

 

Os Prof DA:

André Melo

Maria Emanuel Teves

Maria João Branco

 (fev.2018)

Galerias relacionadas