"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática


Decorrem desde o início do presente ano letivo, duas oficinas de formação, “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, numa parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação.

Essas oficinas são pautadas pela proximidade com o dia a dia da sala de aula e os seus princípios orientadores assentam em numerosos estudos provenientes das Neurociências Cognitivas, que explicam a forma como o nosso cérebro aprende Matemática, e em alguns casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo, como é o exemplo de Singapura, que fornece centenas de pequenos pormenores de ordem didática e científica.
 
Entre os dias 23 e 26 do mês de fevereiro de 2016, decorreu o evento "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática". Estiveram reunidos no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores os cerca de 90 formandos inscritos nas duas oficinas. A Comissão Organizadora desta iniciativa é composta pelos três formadores das duas oficinas: Ana Paula Garrão, Margarida Raposo Dias e Ricardo Cunha Teixeira, do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores (NICA).

No dia 23 de fevereiro, no Anf. C da Universidade dos Açores realizou-se a sessão de abertura destinada a educadores, professores, encarregados de educação e público em geral. Marcaram presença o magnífico Reitor da Universidade dos Açores, Professor Doutor João Luís Gaspar, o senhor Secretário Regional da Educação e Cultura, Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, a senhora Diretora Regional da Educação, Doutora Fabíola Joel Cardoso, e a senhora diretora da Biblioteca e Arquivo da Universidade dos Açores e Coordenadora do American Corner, Professora Doutora Ana Cristina Gil.

Vídeo da sessão de abertura: https://youtu.be/pTPei17qP2c


Abrilhantaram a sessão de abertura e os restantes dias de formação os professores convidados Doutor Richard Bisk (Worcester State University, EUA) e Doutor Carlos Pereira dos Santos (Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa). O agradecimento devido a ambos os convidados pela partilha da sua experiência e do trabalho de elevada qualidade e pertinência que têm desenvolvido no âmbito da formação de professores e da aprendizagem da Matemática.

Reportagem fotográfica: 

https://www.facebook.com/MatematicaAoSeuEncontro/photos/?tab=album&album_id=1707281396213016

Outros vídeos:

"O Modelo das Barras" - Dr. Richard Bisk (24 fevereiro - manhã)
https://youtu.be/iwQNc5-QmPw


"O sistema de numeração posicional" – Dr. Richard Bisk (24 fevereiro - tarde)
https://youtu.be/DvxCD6N-Okw


"O Modelo das Barras" - Dr. Carlos Pereira dos Santos (25 fevereiro - manhã)***
https://youtu.be/7QI6W0taEBQ