"O difícil é diferente do impossível. É preciso acreditar sempre." Márcio Pimentel
Sociólogo
24 Anos

Dia de aulas ao ar livre na EB 2, 3 Ginetes

 

A Escola Básica 2,3 de Ginetes inscreveu-se na campanha internacional “Dia de aulas ao ar livre”, promovida pela SKIP e apoiada pela Associação Nacional de Professores, juntando-se, assim, a muitas escolas de todo o mundo que se propuseram lecionar algumas aulas fora das salas de aulas. Esta iniciativa decorreu no passado dia seis de outubro com muito sucesso.


As turmas 5ºB, 5ºC, 6ºC e Turma UNECA - DOV participaram com grande empenho e alegria nas atividades propostas pelas respetivas docentes.


O objetivo desta iniciativa foi celebrar e inspirar a aprendizagem e a brincadeira ao ar livre. Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças e dos jovens. Aprender ao ar livre e aprender fazendo garantem experiências inesquecíveis, desenvolvem aprendizagens significativas e proporcionam, nas crianças e nos jovens, uma maior consciência de preservação e de proteção da natureza.  


Estas iniciativas são ótimas oportunidades para as crianças e os jovens pensarem e agirem autonomamente, e sentirem-se mais envolvidos na sua aprendizagem. Desfrutar de tempo ao ar livre facilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, tais como a motivação, a criatividade, a inovação, a organização, a curiosidade, a responsabilidade, a liderança, o trabalho em equipa,  a resiliência, a solidariedade, a autonomia, a autoestima, entre outras.


Aula de Português - testemunho da aluna do 5.º B, Letícia Monte 


Primeiro, começamos por fazer um jogo em que tínhamos  de vendar os olhos e ouvir com atenção os sons da natureza, mas em silêncio. Foi mesmo divertido e pudemos perceber o que nos rodeia, mas sem ver nada.

Em segundo lugar, fizemos um jogo em que havia duas filas, o primeiro aluno de cada fila tinha de fazer um gesto e os outros tinham de o imitar e assim sucessivamente.

Depois, tínhamos de encontrar algo para descrever e a nossa colega Inês não encontrou nada, pois pensava que era para esconder algo e ela escondeu a sua caneta. Em seguida, fomos todos, inclusive a professora, procurar a caneta da Inês e o Filipe Rosa encontrou-a.

Seguidamente, fomos escrever, a pares, um poema sobre a proteção da natureza e lemos os nossos poemas à turma.

Por fim, tocou a campainha e fomos para a sala arrumar tudo. Foi uma aula muito divertida.


(ano letivo 2016/2017)

Galerias relacionadas