"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lucília Feliciano (EBS Lajes do Pico)


No início do ano letivo 2015/2016 fui convidada pelo conselho executivo da EBS de Lajes do Pico para exercer a função de  Prof DA.


Considero que a ação do Prof DA foi  facilitadora do processo  de ensino/aprendizagem através  da promoção de atividades lúdicas e  dinâmicas  favorecedoras do processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Foram criados  recursos pedagógicos diferenciados  para inserir conteúdos no plano de aula em momentos oportunos, para que os alunos  pudessem desenvolver o seu raciocínio e construir o seu conhecimento de forma descontraída. Todas as atividades foram pensadas para despertar o interesse dos alunos e desenvolver habilidades tais como a perceção, memorização, imaginação, atenção, concentração e promover a participação e socialização dentro do grupo/turma. Permitiu-se que os alunos com melhor desempenho ajudassem os que demostravam dificuldades favorecendo o trabalho a pares.


Para além do trabalho direto com os  alunos, é de relevar o trabalho colaborativo, regular e planeado, desenvolvido na disciplina de Matemática, com os professores titulares e de apoio. Efetuaram-se reuniões informais/ momentos de partilha com os docentes para planificação, partilha de materiais, deteção de dificuldades dos alunos e definição de estratégias de superação.


Uma escola é composta por uma equipa e todos são fundamentais para que a mesma se desenvolva de maneira produtiva e obtenha bons  resultados. O sucesso  deste projeto na EBS de Lajes do Pico não seria possível sem o contributo e o empenho de todos os intervenientes:


         Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, que facilitou e colaborou  na concretização de todas as fases e necessidades  do projeto;


        Professores titulares de turma do 1.º ano, que abraçaram  mais este desafio implementando as novas estratégias de aprendizagem;


          Professores de apoio e substituição, pela  disponibilidade de colaboração;


         Formador da oficina MATEMÁTICA PASSO A PASSO – Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, Professor  Doutor Ricardo Cunha Teixeira, um líder à distância e grande impulsionador do projeto;


       Profs DA da região, pela partilha de importantes recursos e fotos das suas atividades no Moodle da DRE, criado para o efeito.



A Prof DA,

Lucília Cristina dos Santos Feliciano

(ano letivo 2015/2016)