"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos

Apoio mais - Retenção zero


O programa “Apoio mais - Retenção zero” visa criar as condições metodológicas e organizacionais para que os alunos completem cada ciclo do ensino básico no número de anos esperado, assumindo-se não só o carácter excecional da retenção nos anos não terminais de ciclo, como também a implementação de medidas de apoio e de mediação que evitem atrasos e/ou dificuldades de integração.


Caso os alunos atinjam o fim de ciclo e não consigam a aprovação, frequentarão um ano suplementar. Nos 1.º e 2.º ciclos, além da recuperação nas disciplinas nas quais não obtiveram sucesso, a escola deve proporcionar, nas restantes disciplinas teóricas em que o aluno teve sucesso, o reforço dos conteúdos necessários à integração no ciclo seguinte, com uma carga horária inferior à matriz. Os tempos sobrantes dessa redução são atribuídos a atividades de apoio no estudo e mediação/tutoria.


No 3.º ciclo, consoante as idades e as características dos alunos, além de repetirem as disciplinas em que não obtiveram sucesso, as escolas podem oferecer atividades de apoio no estudo e mediação/tutoria, em moldes a definir por cada unidade orgânica.


As unidades orgânicas que se candidataram a implementar esta medida em todo o ensino básico ou apenas em um dos seus ciclos apresentam um programa, aprovado pelo Conselho Pedagógico, com as medidas e recursos que considerem necessários para o seu desenvolvimento.


As candidaturas são avaliadas por uma comissão da Direção Regional da Educação que analisa, valida e acompanha a implementação e desenvolvimento do mesmo.