"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Ler Açores

Iniciativa que pretende agregar os projetos de promoção da leitura e de formação de leitores competentes.

Plano Regional de Leitura (PRL)


Dando continuidade ao estipulado no Protocolo de colaboração entre a então Secretaria Regional da Educação e Formação e a Comissão do Plano Nacional de Leitura, o Governo Regional determinou implementar o Plano Regional de Leitura, que elege como principal objetivo o desenvolvimento de competências e práticas de leitura nos Açores.


O Plano Regional de Leitura constitui um instrumento autónomo que, embora baseado nos mesmos princípios subjacentes ao Plano Nacional, reúne ações e estratégias de valorização da leitura e do livro especificamente adequadas às características e necessidades da população açoriana e do sistema educativo regional.


No dia 6 de junho de 2011, o Plano Regional de Leitura foi publicado em anexo à Resolução do Conselho do Governo n.º 82.


Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE)


A criação da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, no âmbito da Resolução do Conselho do Governo n.º 82/2011 de 6 de Junho de 2011, visa promover o desenvolvimento das bibliotecas sediadas nas escolas públicas da Região Autónoma dos Açores, disponibilizando apoio ao nível da gestão e animação das referidas bibliotecas. Pretende-se, deste modo, que a biblioteca escolar seja parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das práticas educativas, e não um mero local de trabalho e ou de armazenamento de recursos.


A Rede Regional de Bibliotecas Escolares tem como principais objetivos facultar formação aos coordenadores de biblioteca e assistentes operacionais a ela ligados, assegurar a catalogação dos acervos, harmonizar procedimentos, promover dinâmicas de leitura e construir parcerias com as bibliotecas municipais e públicas.


A Rede Regional de Bibliotecas Escolares alicerça-se nos coordenadores de biblioteca que asseguram, nas escolas, o funcionamento das bibliotecas e que planeiam atividades em função do público escolar a que se dirigem, tendo em conta a articulação com o currículo e a abertura à comunidade envolvente, visando o desenvolvimento da literacia e a criação de comunidades de leitores, contribuindo assim para a construção da cidadania.