"O difícil é diferente do impossível. É preciso acreditar sempre." Márcio Pimentel
Sociólogo
24 Anos

Vídeos

Durante o ano letivo 2015/16, a campanha concretizou-se através de spots vídeo, que foram difundidos nas redes sociais - facebook, instagram e youtube. 

É dado destaque a jovens e adultos (de várias áreas e profissões) para quem a passagem pela escola lhes permitiu adquirir competências e conhecimentos que puderam utilizar nos seus projetos pessoais ou profissionais.


O primeiro vídeo da Campanha Mediática ProSucesso foi lançado no dia 28 de setembro de 2015. Jácome Armas, 30 anos, é natural da Horta e é reconhecido internacionalmente como um dos melhores na área da física teórica.



O segundo vídeo, lançado no dia 22 de outubro de 2015, dá voz aos jovens micaelenses Joana e Rodrigo Rijo, de 18 e 19 anos respetivamente, que testemunham a sua experiência na escola e da sua paixão pelo bodyboard que praticam desde crianças. Ambos alcançaram vários títulos regionais e nacionais, contudo, isso não os impediu de concluir com sucesso o ensino secundário (um, no ensino profissional e outro, no ensino regular).




O terceiro vídeo, no dia 11 de dezembro de 2015, foi com André Neto, 13 anos, aluno da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, que partilhou connosco a sua reflexão sobre a importância da escola no seu processo de crescimento pessoal e na construção do seu projeto de vida. Para o André os hobbies e a escola complementam-se.




O quarto vídeo foi para o ar no dia 01 de março de 2016, e apresenta-nos o testemunho de um jovem terceirense com 24 anos, Márcio Pimentel, licenciado em Sociologia pela Universidade dos Açores. Márcio fala-nos do seu percurso pessoal e académico, as dificuldades sentidas e os obstáculos que teve de ultrapassar. Nasceu e cresceu num meio socialmente estigmatizado, mas isso não o impediu de lutar pelos seus objetivos. 



O quinto vídeo desta primeira série, foi apresentado oficialmente no dia 6 de maio de 2016. Gabriel Azevedo, 15 anos, é aluno do 9.º ano de escolaridade, e está a frequentar a Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, o seu testemunho incidiu sobre a importância que a escola tem no seu percurso pessoal e académico. Gabriel gosta de (quase) todas as disciplinas e por isso as escolhas, essas, avizinham-se particularmente difíceis. Mas o que verdadeiramente importa, são as suas convicções, ter uma profissão e ser uma pessoa independente.



O sexto vídeo, com lançamento marcado a 01 e junho de 2016, contou com a presença da aluna graciosense Carlota Melo. A jovem Carlota, com 15 anos, cedo percebeu que a perseverança e determinação são importantes para alcançar todos os seus objetivos. O desporto e a música fazem parte do seu dia a dia e já sabe o que quer ser quando crescer. Diz que foi a escola que lhe abriu os horizontes: “ Fez-me ver o que queria para a vida”. Fazer voluntariado e conhecer o mundo são sonhos que pretende realizar.



O sétimo vídeo saiu no dia 14 de setembro de 2016.  Desta vez, fomos à ilha do Pico conversar com Mariana Silveira, com 20 anos. É uma jovem que cedo percebeu que para ter sucesso é preciso muita persistência, ambição e alguns sacrifícios. Escolheu um curso ainda com pouca expressão no universo feminino, mas isso não foi para ela, um obstáculo. Já sabe o que quer - ser enóloga.