"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Tecnologias na Educação


Um conjunto de soluções à disposição de todos os professores para uso nas aulas e fora delas.

Ideias, recursos, formação, metodologias, tutoriais e muito mais.


5 PROJETOS:


REDA (RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS ABERTOS) - No âmbito das várias medidas de promoção do sucesso escolar, considera-se prioritário o desenvolvimento profissional dos docentes, o qual constitui o Eixo II do Plano Integrado ProSucesso – Açores pela Educação, e a disponibilização de recursos educativos de qualidade, os quais, pela sua natureza e guiões de apoio, são indutores de mudança de práticas. Foi, com este objetivo que foi elaborada, ao longo do ano letivo de 2015/16, por uma equipa de 6 docentes, uma plataforma de recursos digitais abertos, lançada oficialmente no dia 28 de setembro de 2016.


Presentemente a plataforma reúne cerca de 1000 recursos digitais em vários suportes, de diversas áreas disciplinares, aprovados cientificamente e linguisticamente. Podem ser usados em contexto de sala de aula ou pelos próprios alunos.


T.O.P.A. (Traz O Teu Próprio Aparelho) - Num tempo em que o digital deixou de ser futuro para ser parte do nosso presente, as nossas escolas ainda designam como "salas de aula do futuro", as que se diferenciam pelo uso da tecnologia e da integração de dispositivos móveis dentro da sala de aula. Esta conceção é demonstrativa do atraso em que a vasta maioria das nossas escolas se encontra relativamente às tecnologias e à sua aplicação na educação. Assim sendo, este projeto, assente no eixo I do ProSucesso (melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos), visa o uso das tecnologias e da integração de dispositivos móveis dentro da sala de aula, baseado no princípio do BOYD (Bring Your Own Device).


Presentemente na Região, são 10 as escolas TOPA.


ESCOLAS - PILOTO (ANO LETIVO 2017/18):

EBI Roberto Ivens e ES das Laranjeiras, em S. Miguel

EBI Francisco Ferreira Drummond e EBI dos Biscoitos, na ilha Terceira  

ES Manuel de Arriaga, na ilha do Faial.


NOVAS ESCOLAS TOPA (ANO LETIVO 2018/19)

EBI Canto da Maia. EBI Maia e EBI Água de Pau, em S. Miguel

ES V.Nemésio e EBI da Praia da Vitória, na ilha Terceira


INICIATIVA LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM - Desenvolvida pela Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a European Schoolnet visa desseminação de metodologias para a integração curricular das TIC. Promove formação e cenários inovadores de ensino e aprendizagem.


PROGRAMA E.BOT  - As atividades de programação e robótica em ambiente escolar têm ganhado relevância crescente nos últimos anos. O trabalho pioneiro de alguns visionários tem sido aplicado, replicado, ampliado, adaptado ou transformado nas mais diversas formas e em todos os níveis de ensino com uma característica comum: o grau de envolvimento dos alunos. O empenho com que estes participam nas atividades traduz-se numa melhoria das aprendizagens e na aquisição e desenvolvimento de competências de resolução de problemas, criatividade, espírito crítico e pensamento lógico, para além das competências sociais.

O incremento da oferta, tanto lúdica como didática, em termos de plataformas de programação, equipamentos de robótica e de microcontroladores, é um claro indicador da importância que estas áreas irão ter num futuro próximo, sendo por demais evidente que a escola deve proporcionar aos alunos a oportunidade de contacto com as novas tecnologias, ligadas a todas as áreas da atividade humana, não se restringindo às CTEM – Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.

O objetivo é que, para além da aprendizagem de programação e robótica, estas sejam ferramentas de aprendizagem dos conteúdos curriculares..


SEGURANET - a iniciativa SeguraNet tem vindo gradualmente a ser (re)conhecida nas escolas da Região, sendo que algumas escolas promovem já, pelo menos uma vez por ano, algumas iniciativas como, por exemplo, o Dia da Internet Mais Segura ou Desafios SeguraNet, entre outras.

Cabe ao Centro de sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (DGE-ERTE), que faz parte do consórcio público-privado Centro Internet Segura, em parceria com diversas entidades, promover um conjunto diversificado de iniciativas, procurando, junto da comunicada educativa, a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis.

Em 2018/19, e com o apoio da DGE-ERTE, a Direção Regional da Educação pretende assegurar um apoio mais próximo junto das escolas, promovendo, regionalmente, algumas iniciativas.


(actualizado a 24.01.2019)