"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marta Carvalho (EBS S. Roque Pico)
Ser Prof DA é participar num projeto que ao longo deste ano letivo transformou a Matemática numa disciplina divertida. Um projeto que desenvolveu nos professores o gosto de ensinar Matemática e nos alunos o gosto de a compreender e aprender.
Ao longo deste primeiro ano de implementação, e depois de muitas dúvidas e receios, chego ao fim com um sentimento de... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marco Lima & Emanuel Santos (EBS VF Campo)
No início do ano letivo 2015/2016 fomos selecionados pelo Conselho Executivo da EBS de Vila Franca do Campo para integrar o Projeto Prof DA. Naquela altura as informações sobre o seu funcionamento ainda eram poucas. No entanto, como gostamos de novos desafios, aceitámos o convite que nos foi endereçado.
No decorrer do ano letivo verificámos que as... Ver mais.
Vídeo-tutoriais: conhecer a plataforma REDA     Nos dias 2 e 6 de setembro, elementos da equipa REDA concretizaram mais uma etapa para a conclusão da plataforma de Recursos Educativos Digitais Abertos: a gravação dos vídeos tutoriais, na ES Tomás de Borba, com a colaboração de Paulo Rodrigues.
Esta atividade contou com a colaboração da aluna Sara Cabral, da ES Vitorino Nemésio, que... Ver mais.
Formação em Educação Financeira nas ilhas S. Miguel e Terceira (julho 2016)
A ação de formação 'Referencial de Educação Financeira’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, à qual os Açores se associam desde 2011. O curso de formação com uma duração presencial de 15 horas, ocorreu primeiro em Ponta Delgada, de 4 a 6 de julho, e depois em... Ver mais.
“Concurso Uma Aventura… Literária 2016" - prémios atribuídos a alunos da EBI da Maia
No âmbito do Concurso Uma Aventura… Literária 2016, foram premiados 3 alunos da  EBI da Maia, de entre  14064 trabalhos recebidos pela Editorial Caminho. Foi atribuído às alunas da EB1/JI de Fenais d´Ajuda, Isabel Soares Furtado e Inês Melo Félix, o 1.º Prémio de trabalhos coletivos na modalidade Desenho.
Ao aluno Carlos Resendes... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA César Silva (EBS Madalena)                 Aquando da minha nomeação para integrar o projeto Prof DA, enfrentei este novo desafio com o espírito de abertura e de iniciativa que carateriza a minha postura profissional. 
Ao longo do ano letivo, no decorrer da implementação deste projeto, tornou-se evidente que o mesmo constituía uma... Ver mais.
A Biblioteca e os desafios da era digital na Biblioteca - ESJEA
No dia 29 de junho, decorreu na Biblioteca Escolar Almeida Garrett da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, o Encontro de Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares “A Biblioteca e os desafios da era digital” desenvolvido no âmbito do projeto “Aproveita a onda das TIC e vem surfar na biblioteca!”
Do programa do Encontro destaque... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lucília Feliciano (EBS Lajes do Pico)
No início do ano letivo 2015/2016 fui convidada pelo conselho executivo da EBS de Lajes do Pico para exercer a função de  Prof DA.
Considero que a ação do Prof DA foi  facilitadora do processo  de ensino/aprendizagem através  da promoção de atividades lúdicas e  dinâmicas  favorecedoras do processo de aquisição de... Ver mais.
Ação de formação sobre Avaliação Formativa na EBS Graciosa (abril 2016)
Nos dias 28 e 29 de abril de 2016, decorreu na Escola Básica e Secundária da Graciosa, a ação de formação intitulada “Avaliação Formativa como suporte das Aprendizagens”.
Dirigida aos docentes dos conselhos de turma do 5º ano do projeto Apoio mais - Retenção zero, foi formador o Professor Jorge Manuel Bento Pinto, do Instituto Politécnico de... Ver mais.
Alunos da EBS Graciosa Alunos do 1.º ano da EBS Graciosa (ano letivo 2015/2016) deram o seu testemunho sobre as aulas de Matemática, que tiveram o apoio dos Prof DA - Professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem.