"Um bom professor é também um bom amigo." André Neto
Estudante
13 Anos
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Adriana Andrade (EBI Ponta Garça)
Em julho de 2015, fui informada que iria fazer parte do projeto ProSucesso como Prof DA. Ouvi, pensando que seria mais uma invenção para não dar em nada.
No início do ano letivo fui à formação no âmbito do projeto ProfDA, continuando sem grandes expetativas. Ao ouvir o formador, o professor Ricardo Teixeira, comecei a pensar que realmente as crianças... Ver mais.
Oficina "Matemática passo a passo" na EBS de Velas
De 12 a 14 setembro de 2016 decorreu, na EBS de Velas, a primeira parte da Oficina “Matemática Passo a Passo: (Re) Definir estratégias de promoção do sucesso escolar”, inserida no Projeto Prof DA, e que foi ministrada pela Prof DA desta escola, Lurdes Bettencourt.
A Oficina, com uma duração total de 50 horas (30 horas presenciais + 20 horas trabalho... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marta Carvalho (EBS S. Roque Pico)
Ser Prof DA é participar num projeto que ao longo deste ano letivo transformou a Matemática numa disciplina divertida. Um projeto que desenvolveu nos professores o gosto de ensinar Matemática e nos alunos o gosto de a compreender e aprender.
Ao longo deste primeiro ano de implementação, e depois de muitas dúvidas e receios, chego ao fim com um sentimento de... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Marco Lima & Emanuel Santos (EBS VF Campo)
No início do ano letivo 2015/2016 fomos selecionados pelo Conselho Executivo da EBS de Vila Franca do Campo para integrar o Projeto Prof DA. Naquela altura as informações sobre o seu funcionamento ainda eram poucas. No entanto, como gostamos de novos desafios, aceitámos o convite que nos foi endereçado.
No decorrer do ano letivo verificámos que as... Ver mais.
Vídeo-tutoriais: conhecer a plataforma REDA     Nos dias 2 e 6 de setembro, elementos da equipa REDA concretizaram mais uma etapa para a conclusão da plataforma de Recursos Educativos Digitais Abertos: a gravação dos vídeos tutoriais, na ES Tomás de Borba, com a colaboração de Paulo Rodrigues.
Esta atividade contou com a colaboração da aluna Sara Cabral, da ES Vitorino Nemésio, que... Ver mais.
Formação em Educação Financeira nas ilhas S. Miguel e Terceira (julho 2016)
A ação de formação 'Referencial de Educação Financeira’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, à qual os Açores se associam desde 2011. O curso de formação com uma duração presencial de 15 horas, ocorreu primeiro em Ponta Delgada, de 4 a 6 de julho, e depois em... Ver mais.
“Concurso Uma Aventura… Literária 2016" - prémios atribuídos a alunos da EBI da Maia
No âmbito do Concurso Uma Aventura… Literária 2016, foram premiados 3 alunos da  EBI da Maia, de entre  14064 trabalhos recebidos pela Editorial Caminho. Foi atribuído às alunas da EB1/JI de Fenais d´Ajuda, Isabel Soares Furtado e Inês Melo Félix, o 1.º Prémio de trabalhos coletivos na modalidade Desenho.
Ao aluno Carlos Resendes... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA César Silva (EBS Madalena)                 Aquando da minha nomeação para integrar o projeto Prof DA, enfrentei este novo desafio com o espírito de abertura e de iniciativa que carateriza a minha postura profissional. 
Ao longo do ano letivo, no decorrer da implementação deste projeto, tornou-se evidente que o mesmo constituía uma... Ver mais.
A Biblioteca e os desafios da era digital na Biblioteca - ESJEA
No dia 29 de junho, decorreu na Biblioteca Escolar Almeida Garrett da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, o Encontro de Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares “A Biblioteca e os desafios da era digital” desenvolvido no âmbito do projeto “Aproveita a onda das TIC e vem surfar na biblioteca!”
Do programa do Encontro destaque... Ver mais.
Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Lucília Feliciano (EBS Lajes do Pico)
No início do ano letivo 2015/2016 fui convidada pelo conselho executivo da EBS de Lajes do Pico para exercer a função de  Prof DA.
Considero que a ação do Prof DA foi  facilitadora do processo  de ensino/aprendizagem através  da promoção de atividades lúdicas e  dinâmicas  favorecedoras do processo de aquisição de... Ver mais.