"Um bom professor é também um bom amigo." André Neto
Estudante
13 Anos
Encontro Educação e Autonomia A Secretaria Regional da Educação e Cultura e o Conselho Nacional de Educação (CNE) promovem segunda-feira, 3 de julho, em Angra do Heroísmo, a realização de um Encontro sobre Educação e Autonomia. A iniciativa, que terá lugar a partir das 14h00, no edifício dos Paços da Junta Geral, tem como objetivo criar um espaço de debate das questões mais... Ver mais.
Projeto de escola “Tutor ProSucesso” (EBI Praia da Vitória)
Projeto coordenado em proximidade pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da Unidade Orgânica, em que os alunos com mais dificuldades, que poderiam conduzir ao insucesso, foram sinalizados (num máximo de 4 por turma) para beneficiar de um(a) Tutor(a) ProSucesso (TPS). O TPS, para além de um tempo da sua componente não letiva, destinado às tarefas de... Ver mais.
Ludoteca na EBI Praia da Vitória
Projeto criado para proporcionar aos alunos um espaço e tempo para brincar, de forma autónoma, estimulando a capacidade de jogo, raciocínio e facilitando a convivência e relações interpessoais, de iniciativa da escola, dinamizado por uma equipa de seis docentes na sua componente não letiva, a funcionar nos tempos de almoço, que tem vindo a revelar-se um... Ver mais.
Alunas da EBS de Velas ganham concurso de escrita de Alemão do Goethe Institut
As alunas Viviana Machado do 11º B e Mafalda Machado do 10º B, participaram num concurso de escrita para alunos de alemão do Goethe-Institut, tendo sido duas das 4 vencedoras. Os alunos tiveram que escrever um texto de, no mínimo 200 palavras, sobre o tema Fantastische Ferien (férias fantásticas). 
As alunas receberam como prémio uma mochila que continha... Ver mais.
Oficina de Matemática para Encarregados de Educação (EBI Biscoitos)
No dia 28 de abril , proporcionámos o primeiro encontro das 'Oficinas de Matemática' para Encarregados de Educação, no âmbito do Projeto Prof DA, da Oficina "Matemática Passo a Passo”, que decorreu na Escola Básica e Jardim de Infância dos Altares - Biscoitos. Houve tempo de partilha, de jogo e de explanação relativamente ao trabalho que tem sido realizado... Ver mais.
Encontros REDA # 2 - Professor Alexandre Quintanilha
Alexandre Quintanilha fala em Angra do Heroísmo sobre os "Desafios Emergentes ao Conhecimento"

No próximo dia 3 de maio, estará na ilha Terceira, a convite da Direção Regional da Educação, o Professor Doutor Alexandre Quintanilha, reconhecido professor e investigador, promove uma palestra dedicada aos “Desafios emergentes ao Conhecimento", em duas... Ver mais.
Encontros ProSucesso: Escolas da Região reuniram nas ilhas Terceira e S. Miguel
Decorreu nos dias 20 e 21 de abril, nas ilhas Terceira e S. Miguel, respetivamente, mais um ‘Encontro ProSucesso’ com todos os dirigentes escolares e coordenadores do ProSucesso da Região. Num registo informal e de partilha, o Encontro contou igualmente com a presença do Diretor Regional da Educação e da, recentemente criada, Comissão Coordenadora ProSucesso... Ver mais.
Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas
Na turma um do quarto ano, cumpriu-se com o estipulado no plano de escola para a promoção da leitura, integrado no plano do ProSucesso e no sentido de desenvolver a competência leitora.
Nesse sentido, ao longo do 2º período foram lidas e exploradas algumas das obras sugeridas no programa/metas de português, nomeadamente, "O Príncipe Feliz", "A maior flor do... Ver mais.
2.ª Edição - Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática
Decorrem desde o início do ano letivo de 2015/16, as oficinas de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e... Ver mais.
Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas
No âmbito do desempenho dos alunos na competência leitora, foram exploradas atividades específicas de iniciação à educação literária. Na turma do primeiro e segundo anos, procedeu-se à leitura, reconto e dramatização das histórias: “O Coelhinho Branco”, de António Torrado, “Aquela nuvem e outras” de Eugénio de Andrade (primeiro ano) e “Uma Flor... Ver mais.