"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Ana Isabel Ferreira & Teresa Quaresma (EBI Roberto Ivens)


O Conselho Executivo da EBI de Roberto Ivens lançou o desafio a todos os docentes da nossa escola para que dois professores se candidatassem a integrar o projeto Prof DA, conhecido por Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação, apesar de não sabermos o que o projeto iria exigir de nós aceitamos o desafio sem hesitar.


Em setembro a apreensão era muita! Havia muitas incertezas, mas decorrido este ano letivo, que passou a voar, podemos afirmar que este projeto nos encheu de sonhos realizados.


Hoje, podemos dizer que os nossos alunos passaram a gostar de matemática. E isto porque este projeto transformou a matemática numa disciplina divertida, pois a manipulação de materiais apelativos e a concretização ajudam o aluno a compreender o sentido do número e a pensar com lógica.


Após sucessivas reformas e mudanças educacionais, a maioria dos professores encontrava-se desmotivada. No entanto este projeto desenvolveu nos professores o gosto por ensinar, colocou-os a repensar nas suas metodologias e nas múltiplas perspetivas da resolução dos exercícios, melhorou o trabalho colaborativo entre os nossos colegas, não só entre os da mesma escola, mas também entre todos os professores dos Açores, devido à ação do grupo dos 50 professores DA na região, em prol do sucesso dos alunos. Tudo mudou em direção ao futuro sucesso da matemática nos Açores.


As Prof DA,

Ana Isabel Ferreira

Maria Teresa Quaresma

(ano letivo 2015/2016)


Vídeos realizados pelas Prof DA


Os Hóspedes do Hotel Açores Paraíso

 O Zero





Galerias relacionadas