"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Ana Simões (EBI Ginetes)


No início do verão passado fui contactada por um elemento do Conselho Executivo da minha básica (Básica Integrada de Ginetes) a dizer que tinha sido escolhida para ser Prof DA para o ano letivo 2015/ 2016. Sinceramente fiquei um pouco preocupada sem saber ao certo quais seriam as minhas funções, pois tudo o que é novo, geralmente, provoca uma certa ansiedade por desconhecimento.


Ao embarcar neste projeto, no início ainda com algumas dúvidas, mas com o desenrolar do tempo as dúvidas dissiparam-se e transformaram-se em certezas quanto à importância fulcral do mesmo para a redução do insucesso junto dos nossos alunos, ao nível da Matemática. Neste ano letivo senti verdadeiramente o gosto dos alunos pela Matemática, mesmo nas crianças com dificuldades de aprendizagem. Todos queriam ter Matemática e ir para o apoio individualizado.


Este projeto fez-me evoluir enquanto pessoa e profissional, pois para além de conhecer novas pessoas e adquirir novos conhecimentos, tomei consciência da relevância da abordagem CPA (concreto-pictórico-abstrato) para a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente no que diz respeito à manipulação de materiais concretos, sendo esta fundamental para o sucesso.

 

Quero deixar uma palavra de apreço ao formador Ricardo Teixeira por estar sempre presente e apoiar os formandos no que precisassem, sendo isto essencial para haver uma boa dinâmica entre formador e formandos e entre os próprios formandos. Sinto verdadeiramente que faço parte de um grupo coeso, cheio de iniciativas, do qual tenho orgulho em fazer parte. 


A Matemática está em todo o lado e começa a estar no coração dos nossos alunos. No percurso deste ano letivo o que mais me marcou foi o facto de alguns alunos dizerem: “Professora, adoro Matemática!”.


A Prof DA 
Ana Simões

(ano letivo 2015/2016)