"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos

Concurso "O Meu Number Bond" na EBS de Velas


No âmbito da “Escola Dinâmica”, no passado dia 1 de junho, foram divulgadas algumas ações desenvolvidas no projeto Prof DA.


Destaque para o concurso “O meu Number Bond” dinamizado pela Prof DA Lurdes Bettencourt. 


Foi solicitada a colaboração junto dos pais para que, em conjunto com os seus filhos (as), elaborassem em  casa  um  “Number  Bond”  com  materiais  reciclados.


O “Number Bond” é um esquema todo-partes. Este constitui uma imagem (inicialmente, concreta, a certa altura, mental) que ilustra uma relação entre um número (o todo) e pelo menos outros dois (as partes). O esquema todo-partes auxilia a compreensão numérica basilar, nomeadamente, a capacidade de decompor quantidades, a álgebra fundamental (adições e subtrações) e é essencial para o desenvolvimento do cálculo mental.


Foram 24 os trabalhos apresentados por alunos e pais.


Um júri constituído pelo Presidente do Conselho Executivo, Rui Moreira, pelo presidente da Associação de Pais, Paulo Silveira, e pelos professores Goreti  Brasil  (coordenadora  do  departamento  de  Ciências  Sociais  e Humanas),  Vítor Bernardes (coordenador do departamento de Matemática) e Vera Silveira (docente da disciplina de Expressão Plástica), avaliou os trabalhos.

 

Os resultados da votação foram os seguintes:

 

1º lugar -  Number Bond do aluno  Rafael Cardoso Azevedo, da EB1/JI de Urzelina;

 

2º lugar - Number Bond da aluna  Leonor Silva Pacheco , da EB1/JI de Urzelina;

 

3º lugar - Number Bond do aluno Alexandre Jorge Madruga Fonseca, da EB1/JI de

Urzelina.

 

No final foram entregues os certificados de participação e prémios.