"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Concurso "O Meu Number Bond" na EBS de Velas


No âmbito da “Escola Dinâmica”, no passado dia 1 de junho, foram divulgadas algumas ações desenvolvidas no projeto Prof DA.


Destaque para o concurso “O meu Number Bond” dinamizado pela Prof DA Lurdes Bettencourt. 


Foi solicitada a colaboração junto dos pais para que, em conjunto com os seus filhos (as), elaborassem em  casa  um  “Number  Bond”  com  materiais  reciclados.


O “Number Bond” é um esquema todo-partes. Este constitui uma imagem (inicialmente, concreta, a certa altura, mental) que ilustra uma relação entre um número (o todo) e pelo menos outros dois (as partes). O esquema todo-partes auxilia a compreensão numérica basilar, nomeadamente, a capacidade de decompor quantidades, a álgebra fundamental (adições e subtrações) e é essencial para o desenvolvimento do cálculo mental.


Foram 24 os trabalhos apresentados por alunos e pais.


Um júri constituído pelo Presidente do Conselho Executivo, Rui Moreira, pelo presidente da Associação de Pais, Paulo Silveira, e pelos professores Goreti  Brasil  (coordenadora  do  departamento  de  Ciências  Sociais  e Humanas),  Vítor Bernardes (coordenador do departamento de Matemática) e Vera Silveira (docente da disciplina de Expressão Plástica), avaliou os trabalhos.

 

Os resultados da votação foram os seguintes:

 

1º lugar -  Number Bond do aluno  Rafael Cardoso Azevedo, da EB1/JI de Urzelina;

 

2º lugar - Number Bond da aluna  Leonor Silva Pacheco , da EB1/JI de Urzelina;

 

3º lugar - Number Bond do aluno Alexandre Jorge Madruga Fonseca, da EB1/JI de

Urzelina.

 

No final foram entregues os certificados de participação e prémios.