"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Rodrigo Rijo
Técnica de Design Gráfico Estagiária & Bodyboarder
19 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA João Patrício & Eduarda Correia (EBI Ribeira Grande)


Quando fomos contactados pelo Conselho Executivo para integrar um grupo de trabalho na área da Matemática, o projeto Prof DA na sequência do ProSucesso, aceitámos o desafio, sentindo, nós, alguma inquietude inicial pela tarefa que nos aguardava, atendendo à inovação e ao desconhecimento que revestia tal projeto.


Ao longo do ano letivo temos vindo a fazer uma caminhada, passo a passo, da nossa ação no terreno, no âmbito da superação das dificuldades de aprendizagem em Matemática. Não estivemos isolados neste percurso, antes pelo contrário, a boa aceitação que temos tido por parte dos professores titulares, o envolvimento que todos, cada um à sua maneira, têm vindo a demonstrar e mesmo a participação e o interesse dos encarregados de educação na vida escolar das suas crianças, tem contribuído para a consolidação deste projeto, em que todos contam, em proveito da superação das dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos.


Somos uma equipa motivada, unida, não perdendo de vista o seguinte objetivo: elevar o sucesso escolar dos alunos a Matemática. Esperemos que o sucesso nas outras áreas também seja contagiante. Somos um parceiro que entra nas salas de aula para ajudar, para motivar, para encorajar, para desmistificar, enfim, para vencer e ultrapassar obstáculos. Estamos perante uma nova abordagem na aprendizagem da Matemática, uma aprendizagem mais significativa, com atividades e estratégias motivadoras, dinâmicas, apelativas e desafiantes que têm vindo a desenvolver na criança o gosto em aprender Matemática.


Este projeto que, em boa hora, mereceu ser implementado na RAA está a revelar-se promissor no desenvolvimento das boas práticas pedagógicas e temos a certeza que irá tornar-se um marco de referência nas dinâmicas colaborativas que surgiram nas nossas práticas profissionais. Disto, não temos a menor dúvida!


Os professores DA da EBI de Ribeira Grande

João Louro Patrício

Eduarda Correia

(ano letivo 2015/2016)