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19 Anos

15 docentes da ES J. E. de Andrade vão participar em ações de formação, no âmbito do Erasmus+


O projeto da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ESJEA), em Angra do Heroísmo, visa a participação de quinze docentes em três cursos estruturados em Split, na Croácia, e em Soverato e Florença, na Itália, que oferecerão oportunidades de desenvolver e melhorar as suas competências, diálogo intercultural e tomada de consciência dos valores da União Europeia. 


Visando estes objetivos, dirigentes escolares e professores de diferentes disciplinas da ESJEA participarão, primeiramente, na formação “Drama in Education – a holistic approach to teaching with drama techniques”, com vista a implementação de atividades de cariz holístico através da organização de ambientes de aprendizagem interativos, dado que se acredita que a expressão dramática é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do sucesso escolar e desenvolvimento das competências do século XXI, acrescido do facto da representação e expressão dramática estarem profundamente enraizadas na cultura da ilha Terceira. 


Posteriormente, e dado a crescente procura dos cursos do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) e dos Cursos de Formação Vocacional que visam a verdadeira integração dos alunos no mundo do trabalho, professores responsáveis pela gestão e operacionalização do restaurante pedagógico da escola frequentarão a formação “Experience Italian language & culture – food tasting in Calabria region!”. Este curso pretende desenvolver competências básicas de cozinha, estimulando o gosto pela formação em restauração através da introdução do tema da dieta mediterrânica. 


Os restantes docentes participam na formação “ICT for the Classroom: social media and web platforms”, tendo em conta a relevância da educação orientada para as competências num mundo digital em crescimento. Este exige professores atualizados que saibam potenciar ferramentas e recursos educativos digitais abertos que ajudem os seus alunos a responderem às exigências da sociedade atual cada vez mais competitiva e globalizante.


A escola acredita que, a longo prazo, estas experiências no âmbito da valorização da expressão dramática, da literacia digital e do ‘aprender fazendo’ na área vocacional da restauração constituem eixos essenciais no combate ao absentismo e na procura do sucesso escolar que tanto se almeja.


Dado que os professores envolvidos neste projeto provêm da mesma raiz cultural, pretende-se, deste modo, alargar a área de formação dos docentes a outros contextos dentro da diversidade europeia e, assim, melhorar as competências a nível da comunicação, resolução de problemas, consciencialização e cidadania europeia, competências linguísticas, trabalho colaborativo e cooperação entre professores. Estas competências serão promovidas com o trabalho de partilha entre colegas de diferentes países europeus, que têm diferentes sistemas de educação e uma realidade multicultural mais evidente. 


Outro objetivo a alcançar será o aumento da motivação dos docentes, uma vez que estas mobilidades irão aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional, motivação e satisfação no trabalho diário da equipa docente - um professor motivado é sinónimo de um aluno motivado!