"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

As primeiras notícias da REDA



Entre os meses de julho e dezembro de 2015, a equipa responsável pela plataforma REDA realizou junto dos Conselhos Executivos de todas as escolas da Região Autónoma dos Açores um levantamento de dados, através de questionário, sobre as condições gerais das escolas da Região na utilização de recursos educativos abertos e conteúdos digitais. Também aplicou um questionário, dirigido aos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico das disciplinas de Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas e focado sobre as necessidades desses recursos no planeamento da atividade letiva e na implementação em contexto de sala de aula, e sobre as necessidades concretas de recursos educativos digitais para domínios e subdomínios disciplinares e as práticas colaborativas interpares.


Como resultado deste levantamento, entre os meses de novembro de 2015 e fevereiro de 2016, a equipa visitou algumas escolas que lecionam o 3.º Ciclo do Ensino Básico, reunindo-se com os docentes que lecionam as disciplinas de Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas, por forma a recolher informação detalhada sobre as necessidades, preferências e utilização de recursos educativos abertos e conteúdos digitais.

 

Com reuniões periódicas, a equipa já desenvolveu uma base de dados de:


-  recursos educativos digitais abertos diversificados, fichas técnicas e propostas de operacionalização, abrangendo todos os domínios das metas curriculares das disciplinas de Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas;


- sítios educativos na Internet de interesse para professores e para alunos;


- aplicações móveis para a promoção do sucesso escolar;


- dicas e utilidades para a utilização eficaz e eficiente dos recursos educativos digitais abertos.


Desde março, a equipa encontra-se a preparar novos recursos educativos digitas abertos, dando resposta às necessidades apresentadas pelos docentes auscultados, através do questionário e visitas às escolas. Pretende-se que estes recursos sejam inovadores, diversificados e úteis.

 

A equipa REDA

 

Andreia Sozinho

Fátima Ormonde

Sandra Pacheco

Paula Cabral

Paulo Matos

Tânia Fonseca (coordenadora) 

Galerias relacionadas