- ProSucesso
- IV Encontro ProSucesso 2020/2021
- Vídeos - A voz das escolas
- Campanha Mediática
- Projetos ProSucesso
- Formação contínua / Acompanhamento
- Prémio Ousar, Intervir, Melhorar
- Planos ProSucesso em cada escola
- Oficina de Formação "Avaliar para quê?"
Temas
As primeiras notícias da REDA
Entre os meses de julho e dezembro de 2015, a equipa responsável pela
plataforma REDA realizou junto dos Conselhos Executivos de todas as escolas da
Região Autónoma dos Açores um levantamento de dados, através de questionário,
sobre as condições gerais das escolas da Região na utilização de recursos
educativos abertos e conteúdos digitais. Também aplicou um questionário,
dirigido aos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico das disciplinas de
Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas e focado sobre as necessidades
desses recursos no planeamento da atividade letiva e na implementação em
contexto de sala de aula, e sobre as necessidades concretas de recursos
educativos digitais para domínios e subdomínios disciplinares e as práticas
colaborativas interpares.
Como resultado deste levantamento, entre os meses de novembro de 2015 e fevereiro de 2016, a equipa visitou algumas escolas que lecionam o 3.º Ciclo do Ensino Básico, reunindo-se com os docentes que lecionam as disciplinas de Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas, por forma a recolher informação detalhada sobre as necessidades, preferências e utilização de recursos educativos abertos e conteúdos digitais.
Com reuniões periódicas, a equipa já desenvolveu uma base de dados de:
- recursos educativos digitais abertos diversificados, fichas técnicas e propostas de operacionalização, abrangendo todos os domínios das metas curriculares das disciplinas de Português, Matemática e Ciências Físico-Químicas;
- sítios educativos na Internet de interesse para professores e para alunos;
- aplicações móveis para a promoção do sucesso escolar;
- dicas e utilidades para a utilização eficaz e eficiente dos recursos educativos digitais abertos.
Desde março, a equipa encontra-se a preparar novos recursos educativos
digitas abertos, dando resposta às necessidades apresentadas pelos docentes
auscultados, através do questionário e visitas às escolas. Pretende-se que
estes recursos sejam inovadores, diversificados e úteis.
A equipa REDA
Andreia Sozinho
Fátima Ormonde
Sandra Pacheco
Paula Cabral
Paulo Matos
Tânia Fonseca (coordenadora)