"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Escolas da Graciosa e Ponta Garça no Programa “Apoio mais – Retenção zero”


O programa ”apoio mais - retenção zero constitui um dos grandes desafios do Programa ProSucesso.


Dirigido a todas as escolas e equipas responsáveis que pretendam orientar o currículo para uma lógica de ciclo, onde a retenção só ocorra no final do mesmo, este programa inovador está a ser implementado, no corrente ano letivo, em duas escolas da Região – Escola Básica Integrada de Ponta Garça (7.º ano) e Escola Básica e Secundária da Graciosa (5.º ano).


Dada a necessidade de se implementarem estratégias muito específicas, a implementação deste Programa assenta numa metodologia de investigação colaborativa, coordenada pela Direção Regional da Educação e a Doutora Ana Maria Bettencourt, que coordena a equipa de e acompanhamento ao programa.

 

Neste âmbito, foram já realizadas duas visitas às escolas participantes (uma no mês de novembro de 2015 e outra no mês de fevereiro do corrente ano), com o intuito de promover um acompanhamento periódico, regular e num clima de cooperação. Em ambas as visitas, foram programadas reuniões com os Conselhos Executivos, Diretores e Conselhos de Turma. Foi também possível conhecer e interagir com os alunos das turmas participantes do projeto.

 

No decorrer das reuniões, surgiu a necessidade de clarificar estratégias de planeamento da inovação designadamente ao nível do acompanhamento dos alunos, das práticas pedagógicas e dos modos de avaliação.  


Deste diálogo formativo e reflexivo sobre as competências e as práticas pedagógicas, foi possível observar-se as vantagens de diversificar os métodos para motivar os alunos, e da necessidade dos docentes saberem utilizar todas as ferramentas atualmente ao seu dispor para o fazer. Percebeu-se também que a avaliação deverá ir de encontro às necessidades que cada aluno tem - diferentes ritmos, necessidades e interesses de aprendizagem, e que assim, possuem níveis de conhecimento diferentes entre si.