"A escola é a base para um salto maior, um salto para o futuro." Gabriel Azevedo
Estudante
15 Anos

Oferta de livros e material multibásico para todas as escolas do 1.º ciclo


O Governo Regional, através do ProSucesso – Açores pela Educação, e mais concretamente do Plano Regional de Leitura, está empenhado na melhoria das competências de literacia das crianças e jovens da Região, pois sem estas não poderão tornar-se cidadãos críticos, interventivos e autónomos nas vertentes profissional, mas também social e pessoal.


No sentido de auxiliar as unidades orgânicas na promoção de projetos de leitura no 1.º ciclo, em linha com o Eixo I do ProSucesso - Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos e a sua prioridade na Promoção da literacia de leitura -, a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através das Direções Regionais da Educação e da Cultura, ofereceu a todas as escolas com 1º ciclo, um total de 145 livros.  


Cada escola de 1.º ciclo recebeu 2 exemplares de cada livro num total de 38. No total das escolas, foram oferecidos 5510 livros.


Os livros Coleção Retratos (11 vols), Leonor no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado e O urso polar com patilhas foram oferecidos pela Direção Regional da Cultura, tendo os restantes sido adquiridos pela Direção Regional da Educação.


Para potenciar as aprendizagens dos alunos, também do 1.º ciclo, no domínio da numeracia, adquiriu-se, para cada escola com 1.º ciclo, material multibásico, que visa proporcionar aos alunos a manipulação de pequenos cubos, barras e placas, numa abordagem CPA, isto é, do concreto ao abstrato, passando pelo pictórico.


Galerias relacionadas