"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Roteiro das Turmas - Escola Básica e Secundária de Velas

Em outubro, celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) cujo tema, definido para este ano pela International Association of School Librarianship (IASL) foi, “A biblioteca escolar é super!” (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares). 


Assim, durante este mês a coordenação da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Velas levou a cabo a atividade “Roteiro das Turmas”, iniciativa que procurou contribuir para o desenvolvimento da literacia nos seus alunos, incutindo-lhes o gosto pela leitura.


A atividade envolveu os alunos do ensino básico, programa formativo de inserção de jovens (PROFIJ/2- EC e OSI) e do ensino profissional desta escola, e obedecia a um roteiro que passava pela exploração do novo espaço da Biblioteca Escolar (BE), bem como a apresentação das diversas atividades a dinamizar ao longo do corrente ano letivo.


A iniciativa, promovida no âmbito do “Ler Açores”, obteve uma grande adesão por parte dos alunos, com especial destaque para os do 1º ciclo.


Comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro


Com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos hábitos alimentares, a equipa de Saúde Escolar, os elementos da coordenação da Eco-Escola e a Oficina de Leitura comemoraram o dia Mundial da Alimentação, no passado dia 16 de outubro. Para isso, foi feita a leitura da história “O dia em que a barriga rebentou” e construída uma pirâmide alimentar, na entrada da unidade orgânica, utilizando alimentos reais. Os alunos do programa Ocupacional e os do 1º ciclo que frequentam o edifício sede da escola ajudaram na recolha de alguns alimentos, bem como na distribuição desses alimentos na pirâmide alimentar.