"Foi uma aventura, para mim, ingressar numa área ainda considerada para homens. " Mariana Silveira
Técnica de Viticultura e Enologia
20 Anos

Seminário “Trajeto Seguro – um caminho de mudança”

Para dar maior visibilidade e conhecimento à comunidade em geral do trabalho entretanto desenvolvido no “Trajeto Seguro”, decorreu no passado dia 11 de setembro de 2015, nas instalações da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, o seminário intitulado: “Trajeto Seguro – um caminho de mudança”.


O projeto, implementado e desenvolvido desde o ano letivo 2014/2015, na Escola Luísa Constantina, Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, é dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade que, ao longo do ano 2013/2014, evidenciaram maiores dificuldades nas aprendizagens e o não desenvolvimento das competências previstas no tempo letivo. A operacionalização deste modelo integra apenas as disciplinas de Português e de Matemática, áreas onde as dificuldades dos alunos são mais prementes. 


Tem quatro áreas cruciais de atuação – saúde, intervenção familiar, formação escolar e participação em atividades sociais. Para tal, foram estabelecidas várias parcerias com a Santa Casa da Misericórdia Ribeira Grande, Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Secretaria Regional da Solidariedade Social/Instituto da Segurança Social dos Açores e Secretaria Regional da Saúde.


Na área da Saúde, a colaboração é feita com o Centro de Saúde da Ribeira Grande e com o Posto Clínico da Vila de Rabo de Peixe (Projeto Saúde Escolar), para a realização de rastreios e despistes, diagnóstico de eventuais problemas de saúde ao nível da nutrição, ou outros (audição, visão, motores ou cognitivos).


A parceria com o Instituto da Segurança Social dos Açores, através do seu Serviço de Ação Social em Rabo de Peixe e com a Junta de Freguesia da Vila de Rabo de Peixe, procura criar as sinergias necessárias a uma melhor e mais eficaz articulação com as Equipas de Rendimento Social de Inserção locais. 

A Junta de Freguesia disponibiliza dois professores que apoiam os pais/familiares dos alunos, através do desenvolvimento de competências relacionadas com questões da alfabetização e de literacia.


Em contexto de sala de aula, 2 professores e 4 animadores que integram a valência do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, prestam apoio em contexto letivo aos alunos das turmas de 2.º ano, nas disciplinas de Português e de Matemática.


Ainda no âmbito desta parceria, desenvolve-se o Projeto Pedagógico de Apoio às Atividades Letivas, assegurando o desenvolvimento de atividades de expressão plástica junto de todos os alunos das turmas/grupos de educação pré-escolar.


Para potenciar a aquisição de competências pessoais e sociais e de cidadania, são promovidas atividades direcionadas aos alunos de todas as turmas do 1.º ciclo e planificadas/implementadas pelos elementos constituintes da Equipa de Animação de Rua e Ludoteca da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.