"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Projeto Prof DA na EBS Graciosa - Exposição final do ano letivo 2016/17


No âmbito das atividades programadas para o encerramento do ano letivo 2016/2017, na EBS da Graciosa, o Projeto Prof DA também teve o seu "cantinho" com uma exposição de mostra de alguns dos materiais utilizados pelos alunos do 2.º ano de escolaridade. Além dos materiais, foi projetado um conjunto de fotos da intervenção desenvolvida e do trabalho dos referidos alunos.


Dia 13 de julho - dia em que se iniciou a montagem da exposição - coincidiu com a primeira visita do senhor Diretor Regional, José António Simões Freire, a esta Escola. Neste dia ainda estavam colocados poucos materiais, mas deu para perceber o que se vai fazendo por cá e confirmar como o nosso trabalho é em rede e, de facto, um trabalho que assenta na cooperação e partilha a nível regional.


Ao montar a exposição houve a preocupação de organizar os materiais pela sua ordem de exploração ao longo do ano. Quanto à projeção houve, igualmente, a preocupação de organizar as fotos de acordo com a sequência temporal (mês a mês) e também de acordo com a sequência de trabalho em sala de aula: manipulação e só depois trabalho no quadro e finalmente no papel, ou seja, uma das nossas "bandeiras", a abordagem CPA.


No dia 14. vários alunos e professores viram, mexeram e jogaram com alguns materiais. Os alunos de 5.º e 6.º anos foram os que mais manipularam os materiais. O  jogo da "Continha" foi praticamente o eleito seguido pelos ficheiros autocorretivos MatLogic.


O feedback de quem visitou esta “mostra” foi muito bom. A grande admiração foi o facto dos materiais terem sido construídos pela Prof DA e existirem, quase todos eles, em todas as escolas com 1.º ciclo da Região. Foi referido, de forma acentuada, a colaboração de todos os Prof DA na conceção e/ou organização e partilha.



Os professores titulares, das turmas de 2.º ano de escolaridade, estavam orgulhosos por verem os seus trabalhos e alunos "expostos" naquele polivalente. 


(julho 2017)