"Posso não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas vou fazer tudo para alcançar as minhas metas." Carlota Melo
Estudante
15 Anos

Projetos da ES Lagoa distinguidos na XI Mostra Nacional de Ciência no Porto


A Escola Secundária de Lagoa esteve presente na XI Mostra Nacional de Ciência com dois projetos tendo sido os dois distinguidos com Menções Honrosas.


A 11ª Mostra Nacional de Ciência realizou-se de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes, a concurso, os 100 melhores projetos apurados dos 116 projetos da 25ª edição do Concurso Jovens Cientistas, da autoria de 309 jovens cientistas, orientados por 73 professores e oriundos de 56 escolas a nível nacional.


Os projetos a concurso eram das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.


Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, também estiveram presentes 5 projetos internacionais oriundos do Brasil, Espanha e Moçambique.

A presença dos nossos alunos foi  o resultado de um ano de trabalho intenso da turma do 12º Ano, coordenados pela professora Alexandra Seara. A colaboração da Universidade dos Açores, nomeadamente através do seu Departamento de Biologia, do Continente Modelo, e o apoio da Câmara Municipal de Lagoa foram imprescindíveis para que estes projetos se tornassem possíveis.


A Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a fomentar o desenvolvimento de um movimento crescente em torno da Ciência. As diversas instituições de Ciência que existem no concelho e as iniciativas que vão surgindo, como é o caso das que têm vindo a ser levadas a cabo pela Escola Secundária de Lagoa, têm o apoio incondicional da autarquia uma vez que o desenvolvimento da curiosidade e espírito científicos é determinante na preparação dos nossos jovens para um futuro cada vez mais exigente.


Com esta distinção todos os envolvidos viram, por um lado, premiado o seu trabalho, esforço e dedicação, e, por outro lado, confirmar a direção a seguir para trabalhos futuros.


Projeto 1 - Biomarcadores hepáticos em scomber sp. como ferramentas de biomonitorização para metais pesados

Autores: Alice de Freitas Preto, André Botelho Rocha, Mariana Raposo Ferreira

Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros

Projeto 2 - A fertilidade dos bovinos, o melhoramento genético e a exploração de técnicas de reprodução assistida


XI Mostra Nacional de Ciência 2017 (link)

Catálogo da XI Mostra Nacional de Ciência 2017: Projeos da ESLagoa nas pág.s 23 e 27


filme - dia 1


filme - dia 2


filme - dia 3