"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Projeto de escola “Tutor ProSucesso” (EBI Praia da Vitória)


Projeto coordenado em proximidade pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da Unidade Orgânica, em que os alunos com mais dificuldades, que poderiam conduzir ao insucesso, foram sinalizados (num máximo de 4 por turma) para beneficiar de um(a) Tutor(a) ProSucesso (TPS). O TPS, para além de um tempo da sua componente não letiva, destinado às tarefas de tutoria, dispunha de outro tempo semanal para trabalho direto com os seus tutorandos.


As sessões de tutoria consistiram, essencialmente, numa 1ª fase, em estabelecer uma relação de empatia, procurando ouvir os tutorandos e dar espaço a estes para exprimirem as suas impressões sobre aspetos gerais do foro pessoal, familiar e escolar assim como reflexões sobre a prática diária, análise do estado de espírito e ritmo de trabalho. 


Numa 2ª fase, as sessões centraram-se em motivar para a mudança comportamental, no ajudar e apoiar a organização da aprendizagem, promover hábitos e métodos de trabalho e em sessões de estudo. De modo a monitorizar as respostas/medidas de promoção do sucesso escolar e partir para a sua reformulação sempre que se justificasse, o SPO promoveu reuniões onde se procedeu ao balanço e reflexão destas mesmas respostas e medidas, considerando: as dificuldades sentidas, estratégias positivas tratadas no âmbito da tutoria, sugestões para melhor articulação escola/família, aspetos mais relevantes no trabalho com os alunos tutorandos e sugestões para o futuro.